Na Semana Mundial da Amamentação, comemorada entre primeiro e sete de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza uma programação diversificada que conta com palestras de orientação e incentivo para mães, nas unidades básicas de saúde, assim como oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas.

 Integrando a programação também será realizado o IV Seminário do Aleitamento Materno com o tema “Amor sem demora, amamentação na primeira hora!”. O evento, que ocorrerá dias 12 e 13 de agosto no CEUP, é voltado para profissionais de saúde, mas também será aberto ao público. No último dia de seminário, será feita a nomeação e posse dos membros do Comitê Municipal de Investigação e Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

 Programação do Seminário

 No primeiro dia está programado as seguintes palestras: Dificuldades na Amamentação: O Que Fazer?, com a médica Maria Helena da Silva; Cuidar da Enfermagem Voltado ao Aleitamento Materno, com o enfermeiro Ranielson Cruz; Atenção Nutricional do Aleitamento Materno Exclusivo à Introdução Alimentar, com a nutricionista Cláudia Josefa de Sousa; Atenção Odontológica: Cuidados Necessários Para Saúde Bucal Adequada.

 Já no dia do encerramento os participantes terão a oportunidade de prestigiar as palestras: Trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Efetivação do Aleitamento Materno Exclusivo, com a ACS Eliete Fernandes Almeida de Melo; Amamentar é Preciso: Importância do Trabalho da Fonoaudiologia.

 Semana Mundial da Amamentação

A Semana Mundial Amamentação foi estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. Ela já envolve mais de 150 países, considerando-se as iniciativas e esforços globais relacionados com o tema. No Brasil, a Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992. Em 2004, o Ministério da Saúde passou a fazer campanhas anuais em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Serviço: IV Seminário do Aleitamento Materno

Data: 12 e 13

Horário: das 8 as 12 e 13 as 17 horas

Local: CEUP

Comentários