sábado 03/06/2023
Contato
Edit Content
Meu site Meu site
  • notícias mais recentes
  • região
  • parauapebas
Notícias

Momento histórico: Câmara nos

31/05/2023
Destaques

Parque Linear do Complexo

30/05/2023
Destaques

Última semana de inscrições

29/05/2023
Parauapebas

DETRAN de Parauapebas realiza

22/05/2023
Política

Deputados apresentam projetos que

14/05/2023
Brasil

Bebês recém-nascidos de detentas

14/05/2023
  • Política de Privacidade
  • Contato
Meu site Meu site

Últimas notícias

Momento histórico: Câmara nos Bairros leva mais de 30 serviços

Parque Linear do Complexo Tropical é entregue para a comunidade

Última semana de inscrições para o edital Ocupa CCVM –

Inscrições ao Programa de Estágio em Pós-Graduação da PGE se

Meu site Meu site
  • Início
  • Notícias
    • Economia
    • Esportes
    • Gastronomia
    • Polícia
    • Saude
    • Tecnologia
  • Parauapebas
  • Região
  • Brasil
  • Colunas
  • Política
  • Cultura
    • Eventos
    • Promoções
    • Entretenimento
  1. Home
  2. Região
  3. Psicopedagogia promovida pelo CIIR garante desenvolvimento cognitivo na reabilitação de autistas
 Psicopedagogia promovida pelo CIIR garante desenvolvimento cognitivo na reabilitação de autistas
Região

Psicopedagogia promovida pelo CIIR garante desenvolvimento cognitivo na reabilitação de autistas

09/02/2023 0 Comentário

Referência no Norte do Brasil no serviço em saúde centrado na pessoa, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), proporciona uma gama de terapias para potencializar a reabilitação de usuários, a destacar, a psicopedagogia, que nesta quinta-feira (9) chegou ao quarto dia de atendimento em 2023. 

A especialidade estuda a relação entre a aprendizagem e a mente humana. O profissional monta um plano terapêutico visando pontuar dificuldades e, paralelamente, melhora os processos de assimilação e cognição do reabilitando. 

“No início do acompanhamento, realizamos uma triagem com protocolos para avaliar as questões de habilidades e competências que se referem à parte cognitiva. A partir do mapa de acertos e erros de cada criança, podemos identificar as áreas onde se concentram suas dificuldades e, a partir disso, planejar a intervenção e o monitoramento”, explica a psicopedagoga, Diana Costa. 

Segundo a profissional, cada criança apresenta um repertório diferenciado. Dentro deste contexto, a psicopedagogia atua com o lúdico, através de materiais concretos, trazendo um conceito do dia a dia. “É utilizado ainda recursos visuais, tendo em vista que, crianças com espectro autista são bastante visuais”. 

Com isso, a psicopedagoga salienta a importância da especialidade que potencializa também outro aspecto, a socialização da criança. “A partir de uma dificuldade na leitura, por exemplo, de forma lúdica, trazemos textos partindo do seu ponto de interesse. Abordamos o que o usuário gosta, assim, vamos introduzindo a parte pedagógica com o complemento de um atendimento em dupla para que os usuários façam a troca de experiências, através de dinâmicas que proporcionam um relacionamento através da conversa entre eles”. 

Thaila Vera, de 10 anos, é uma das reabilitandas que está em desenvolvimento no plano terapêutico com o suporte da psicopedagogia. Segundo a mãe, Tais Vera, de 28 anos, a menina, atualmente, já demonstra socialização com as pessoas e aperfeiçoamento cognitivo na vida escolar. “Minha filha evoluiu bastante. Na chegada dela aqui, em setembro do ano passado, apresentava dificuldade para falar, mas agora ela já interage com as pessoas e também melhorou a escrita. Tudo de acordo com o método utilizado pela profissional”. 

Segundo a terapeuta que a acompanha, a garotinha tem habilidade com a matemática, no entanto, sua dificuldade é com a Linguagem. “Para ter êxito em seu desenvolvimento, eu proponho algo que ela gosta, como textos que abordam os animais. A Thaila adora este tema. Isso faz com que ela fique mais interessada, se concentre para a leitura e escrita, como terapia”. 

Trabalho em conjunto – Paralelo às terapias, o desenvolvimento terapêutico do reabilitando necessita atuar junto com a família e a escola. “Todo fim de ano, realizamos um relatório chamado de devolutiva para comunicarmos à família e à escola o quadro clínico da criança. No documento, orientamos a escola a desenvolver atividades pedagógicas, pontuando as habilidades, competências do reabilitando e o que ainda está em aquisição”, salienta Diana Costa. 

Cursando o 5º ano do ensino fundamental, Thaila Vera, adquiriu a concentração e, hoje, segundo a mãe, é um marco na vida escolar da menina, que antes faltava. “Ela tinha dificuldade de concentração. Por conta da questão sensorial, ou seja, o barulho, a desconcentrava na sala de aula. Atualmente, já consegue controlar. Além disto, durante as aulas na escola, ela já copia do quadro branco para o seu caderno o conteúdo que o professor escreve. A psicopedagogia mudou a vida da minha filha”, declara a genitora da usuária com um sorriso no rosto. 

Estrutura 

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto: Pallmer Barros/Ascom CIIR

Compartilhe isso

Anterior
Próximo
Mais Recente
Notícias

Momento histórico: Câmara nos Bairros leva mais

31/05/2023
Destaques

Parque Linear do Complexo Tropical é entregue

30/05/2023
Destaques

Última semana de inscrições para o edital

29/05/2023
Região

Inscrições ao Programa de Estágio em Pós-Graduação

29/05/2023
Social
Copyright © 2022. Notícias de Parauapebas. Todos direitos reservados.