Atualmente, quem procura o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Parauapebas busca uma oportunidade no mercado de trabalho, além de uma carta de encaminhamento para fazer uma entrevista em uma empresa. A partir de agora, os candidatos à vaga de emprego serão cadastrados em um sistema do Ministério do Trabalho, o programa Mais Emprego.

“De sua residência ou de qualquer outro local com internet, você poderá acompanhar o mercado de trabalho regional, imprimir a carta de encaminhamento e fazer entrevista em qualquer empresa”, disse o coordenador do Sine Marcos Corrêa, explicando a facilidade que o sistema oferece.

De acordo com Marcos, o candidato procura o Sine, preenche um cadastro do programa Mais Emprego, recebe uma senha e, a partir daí, poderá acompanhar, através da internet, as vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho da região.

Além do Sine, o cadastro pode ser efetuado também no link https://granulito.mte.gov.br/imoweb/index.xhtml dentro do site do MTE. “A tendência é que a fila de pessoas que procuram o Sine em busca da carta de encaminhamento diminua, à medida que esse programa tenha uma maior divulgação”, ressaltou Marcos.

Além de obter informações sobre as vagas de empregos disponíveis em sua região de acordo com seu perfil, após fazer o cadastro no link, o pretendente poderá ter acesso a informações como seguro desemprego, abono salarial, entre outros.

Mais Emprego

O Portal MTE Mais Emprego foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e visa aproximar as políticas públicas de emprego à sociedade brasileira, modernizando os serviços disponibilizados nas Agências de Atendimento e proporcionando maior agilidade, independência e transparência, por meio da web.

São disponibilizadas aos trabalhadores políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho decente, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.

Para as empresas estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.

Texto: Antonio Fernandes

Foto: Wanderson Antunes

Comentários