Adriana Braga é uma das produtoras rurais recebe apoio da Sempror para fazer sua propriedade gerar resultado com o Programa Ciclo Curto, que fomenta a produção agrícola de grãos e horticultura em Parauapebas, produtos com intervalo de tempo pequeno entre o plantio e a colheita.
Ela tem uma horta onde planta abóbora, maxixe, cheiro-verde, beterraba, entre outros produtos. “Eu já comecei a vender e a renda está ajudando a minha família, antes a gente só tinha o dinheiro do Bolsa Família. Eu sou muito agradecida por todo o apoio que estamos recebendo”, pontua Adriana.
De acordo com os dados da coordenação do programa, 75 produtores foram beneficiados com mecanização agrícola; 299 visitas técnicas foram realizadas; dois produtores atendidos já colheram 95 toneladas de melancia e outros 16 colheram 174,4 toneladas de milho. A Sempror disponibiliza assistência técnica, apoio com insumos e mecanização agrícola.
“A dona Adriana nos procurou, nossa equipe veio até à propriedade dela, avaliou o perfil de produção e analisou a terra, viu que era viável para a implantação da horta, deu o suporte e agora ela está colhendo os resultados do trabalho dela e da família, com o apoio da nossa secretaria”, destaca o técnico agrícola Anderson Silva.
Os interessados em aderir ao programa Ciclo Curto devem procurar a sede da Sempror, localizada na avenida Faruk Salmen, quadra especial, ou podem entrar em contato pelos telefones 3346-8220/8221.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Renato Rezende