Uma programação especial para o mês das crianças foi promovida pelo Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas, neste domingo, 27 de outubro, em parceria com o ICMBio e a prefeitura municipal. O total de 2.480 pessoas aproveitou o dia de lazer e muita diversão com oficinas educativas, visitas guiadas pelos recintos e apresentações culturais do grupo Retumbá e do projeto Pipa. Ponto alto foi a abertura de um novo recinto no Centro de Visitantes do Zoobotânico: o Formigueiro.
No espaço, é possível conferir como é um formigueiro por debaixo da terra e descobrir por que as formigas são consideradas um dos animais com mais alto grau de organização. No dia a dia das formigas há papéis e trabalho bem definidos para cada uma na comunidade sejam operárias, soldados e a rainha. As formigas têm grande importância na natureza, elas são responsáveis por fertilizar e arear o solo e auxiliam na polinização das plantas, na dispersão de sementes e na eliminação de carcaças e pragas.
Para Nonata Canto, o formigueiro foi um aprendizado para ela e para o filho. “Achei muito legal, porque temos no quintal de casa, mas não temos noção de como funciona. A sensação é de dar mais valor aos animais, e a elas que são trabalhadeiras. Meu filho ficou maravilhado, vendo coincidentemente uma coisa que estava ouvindo em sala de aula, que foi o conto da formiga e da cigarra”, contou ela.
O novo espaço passa a integrar as atrações do Parque Zoobotânico Vale, com o objetivo de contribuir com a educação ambiental das pessoas para a necessidade de conservação e respeito ao meio ambiente.
Dona Maria do Socorro Silva veio da Vila Carimã, em Marabá, com a filha e os dois netos e descreveu o dia no Parque, como um momento do amor entre pais, filhos, avós e amigos. “Hoje é muito importante quando você vê a mãe andar com os filhos, o avô estar com os netos. Então, aqui a gente vê crianças, jovens, pessoas da terceira idade e aquela comunhão, interação e ainda com pessoas de vários lugares. É ótimo, um clima muito gostoso”.
Horário de funcionamento do PZV
O Parque Zoobotânico Vale está dentro de Unidade de Conservação, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Nos últimos 10 anos, o parque recebeu mais de 1.170 milhão de visitantes.
O espaço é um local de conservação e possui espécies ameaçadas de extinção, como a Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco aranha da testa branca, macaco aranha da cara vermelha e o macaco cuxiú.
O PZV está aberto à visitação todos os dias da semana, de 10h às 16h, e conta com plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica.