A Prefeitura de Parauapebas, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Vale, irá levantar o perfil epidemiológico da Covid-19 no município por meio da aplicação de testes de PCR por amostragem na população. A ação visa também contribuir para o diagnóstico dos casos suspeitos encaminhados pela Semsa.

 

Neste sábado,25/4, empresa, que atuará na gestão do estudo e aplicação dos testes, realizou vistoria no prédio do Centro de Gestão Ambiental (CGA), a fim de avaliar as condições do local para funcionamento da estrutura laboratorial e do  drive-thru, no qual  os testes são realizados sem a necessidade de sair do carro.

 

O exame PCR detecta diretamente o vírus causador da Covid-19. O teste deverá ser aplicado em pessoas com indicação clínica conforme critérios médicos. O estudo é importante para entender o comportamento da doença e definir uma estratégia ainda mais adequada para o enfrentamento da pandemia e minimizar a disseminação do vírus na região. A metodologia a ser aplicada bem como prazo para início do funcionamento estão em fase final de definição.

 

“Com o objetivo de dar mais agilidade no diagnóstico e segurança da população, a coleta dos exames para o coronavírus será feita sem a necessidade do paciente descer do veículo, conforme sugere o termo “Drive-Thru”. Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida”, explica o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto: Luciana Queiroz / Ascom/SEMSA

Comentários