A OZ Minerals Brazil acaba de encaminhar materiais e equipamentos para ajudar secretarias de saúde dos municípios onde atua no combate à Covid-19. As cidades de Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Ourilândia do Norte e Parauapebas, no Pará, e Centro Novo, no Maranhão, receberam juntas mais de 4 mil testes rápidos para ajudar na detecção de casos da doença. Outra parte dos testes está sendo usada na própria empresa, quando há suspeita de contaminação, reduzindo assim a demanda no sistema de saúde desses municípios, colaborando também para a segurança dos colaboradores e familiares.
Para ajudar no tratamento, a mineradora também adquiriu para essas cidades medicamentos como paracetamol e dipirona, além de itens de proteção, higiene e limpeza. Ao todo, foram 400 protetores faciais, 400 óculos de proteção, 4.600 toucas descartáveis, 1.300 caixas de luvas de procedimento. Ainda foram entregues 1.260 litros de álcool (líquido e em gel), 80 termômetros digitais infravermelho, bem como sabonete líquido e em barra, água sanitária e detergente líquido.
Para o CEO da OZ Minerals Brazil, Carlos Gonzalez, a empresa está seguindo todos os procedimentos sugeridos pelos órgãos especializados em saúde pública e colaborando com a disseminação dessas práticas que ajudam a conter a epidemia. “É um momento difícil para todo mundo e a OZ se sente na obrigação de colaborar localmente com as comunidades onde está presente”, afirma Carlos. Internamente, a empresa definiu normas específicas para evitar a propagação da doença em suas dependências.
Entre elas, a verificação diária da temperatura, adoção de home office para empregados do grupo de risco e administrativo, instalação de centenas de dispensers de álcool em gel em suas unidades, distanciamento nas áreas de trabalho, entre outras ações.