O Pará chega ao 10º mês de 2023 com redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), aqueles que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (01), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac). O mês de outubro teve uma queda de 11,62%, quando comparado com o mês de outubro do ano de 2022, representando o melhor mês de outubro na linha histórica desde 2010.
Os números apontam também uma redução no acumulado dos meses de janeiro a outubro de 2023, com uma queda de 14,98% nos Crimes Violentos, quando comparado com o mesmo período do ano de 2022. Em quatro anos, essa redução é ainda mais expressiva, quando comparada com o acumulado dos meses dos anos de 2019 e 2023, registrando um indicador de 31,63% de redução na criminalidade, em todo o Estado, o que representa a preservação de 790 vidas.
“Por dois meses consecutivos, conseguimos reduzir a criminalidade e chegamos ao melhor mês de outubro em toda a linha histórica, superando o ano de 2022. Hoje, além de já termos apresentado o melhor mês de setembro, temos também o melhor mês de outubro dos últimos anos, o que mostra todo um trabalho de planejamento que vem sendo realizado pelo Sistema de Segurança Pública integrado”, enfatizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
O Titular da Segup destaca ainda a continuidade do trabalho, que resulta na conquista de números expressivos de reduções, superando o desafio da segurança pública em alcançar resultados positivos ao longo dos últimos quatro anos, dentro da mesma gestão.
“Nosso maior desafio é superar nossos próprios resultados, como manter reduções consecutivas, e ainda, conseguir reduzir mais os números da criminalidade no estado, alcançando uma redução de 31.62%, quando comparamos os números com o ano de 2019, o que representa um feito para nós que iniciamos o nosso trabalho neste mesmo ano, com a missão de reduzir a criminalidade, e por meio de um trabalho contínuo e estratégico, estamos conseguindo manter resultados importantes para o nosso estado”, pontuou o secretário.
Números – Em números absolutos, em outubro de 2023, foram computados 175 casos de CVLI, 23 casos a menos quando comparado com o mês de outubro de 2022 quando foram registrados 198 ocorrências. Os números correspondem ao período de 1º a 31 de Outubro.
Já em relação aos números do acumulado dos meses de janeiro a outubro de 2023, foram registrados 1.708 casos do crime, enquanto que no ano de 2022, considerando o mesmo período, foram computados 2.009 registros, o que representa 301 casos a menos do que no ano passado. Quanto aos números absolutos do comparativo entre 2019 e 2023, foram registrados 2.498 casos no ano de 2019, considerando o mesmo período, o que representa 790 ocorrências a menos quando comparado com os meses de janeiro a outubro de 2023.
“Um dos maiores destaques das nossas ações é a integração das forças o que nos ajuda potencialmente a combater a criminalidade, além do forte investimento em tecnologia, assim como na criação de concursos públicos, do incremento de novas viaturas, equipamentos e armamentos, para fortalecer a tropa. Temos ainda o trabalho articulado e preciso da nossa inteligência, que nos possibilita dar maior celeridade nas ações policiais inibindo as ações de grupos criminosos no nosso estado”, ressaltou Ualame Machado.