Portal Notícias de Parauapebas
Publicidade SEMSA

Obras civis de píer do projeto S11D Logística estão perto do fim

A Vale informou na sexta-feira (26) que está finalizando as obras civis do Píer IV do Terminal de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), que é um dos projetos do S11D Logística. A estrutura civil do projeto offshore foi concluída, faltando a execução da montagem eletromecânica dos equipamentos.

No fim de janeiro, foram feitas a cravação e a concretagem da última estaca do berço norte do Píer IV. Neste mês, foi concluída a concretagem da última laje. As obras civis são a construção do berço de atracação. “Nesse processo, são cravadas e concretadas estacas que darão sustentação à obra como um todo”, disse a mineradora em nota à imprensa.

A construção do berço norte do Píer IV, no Terminal de Ponta da Madeira, teve início no final de 2013. O empreendimento permitirá carregar simultaneamente dois navios Valemax, que tem capacidade para até 400 mil toneladas. A obra do Píer IV, que é um dos projetos do S11D Logística e é considerada a maior do mundo em infraestrutura portuária, possui 264 estacas no berço norte, projetadas para sustentar os 430 metros do lado norte.

As estacas são cravadas no fundo do mar. Uma camisa metálica, cilindro feito em chapa de aço que serve como forma de grande espessura, é cravada até encontrar terreno rochoso abaixo do nível do solo, no fundo do mar. Após cravada, é realizada a escavação em uma média de 12 metros em rocha. Em seguida, é feita a armação da estaca para, então, realizar a sua concretagem, segundo a Vale.

Com investimentos estimados em US$ 19 bilhões, o projeto S11D tem previsão para produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, após o ramp-up. Quando o empreendimento estiver em operação, a produção de minério de ferro da Vale no Pará passará de 109 milhões para 230 milhões de toneladas por ano.

Comentários

Comentar