Inspirada na campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para o dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Vale lançou um concurso fotográfico para que seus mais de 110 mil empregados (entre próprios e terceiros permanentes) compartilhem suas experiências com o meio ambiente. A ideia é que as pessoas mostrem, por meio de fotos, como se conectam com a natureza nos biomas em que a Vale está presente e que também ajuda a preservar. As fotos vencedoras, que serão selecionadas em um concurso interno, farão parte do Relatório de Sustentabilidade 2017 da empresa, que será lançado no ano que vem.

Com a campanha, a Vale pretende ampliar o entendimento de seus empregados sobre os biomas onde a empresa está presente. Além disso, quer reforçar, por meio de várias atividades entre líderes e equipes, valores indispensáveis como cuidar do planeta. “Só no Brasil, a Vale está presente em quatro dos sete biomas brasileiros. Nós acreditamos na importância da proteção de áreas naturais para a preservação de espécies e ecossistemas que garantem a manutenção da qualidade de vida e equilíbrio do planeta”, diz Gleuza Jesué, gerente executiva de Meio Ambiente da Vale.

No total, a Vale protege 8,2 mil quilômetros quadrados de áreas naturais, representando quase cinco vezes mais que a soma das áreas de suas unidades operacionais. A iniciativa favorece o equilíbrio ambiental e a conservação dos recursos naturais e serviços ecossistêmicos.

O valor dos biomas

Em conjunto, os biomas brasileiros abrigam cerca de 20% das espécies do planeta, protegem 12% da água doce do mundo e contribuem significativamente para a estocagem de carbono e, com isto, para a estabilidade do clima. Adicionalmente, a riqueza do solo e a amenidade climática permitem ao Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de alimento, assim como uma das maiores reservas de minérios, petróleo e gás.

Comentários