O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizou durante a manhã desta quarta-feira (10), oficina com materiais reciclados com os idosos que são atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Bairro Rio Verde.

Para a aposentada Janira Santana, de 68 anos, é uma alegria aprender outro tipo de ocupação. “Acredito que isso faz bem até para os músculos das mãos. Gosto muito de fazer artesanatos e estou satisfeita em aprender algo que ajuda até mesmo na preservação do meio ambiente”, disse a idosa que estava fazendo um vaso a partir de restos de jornais velhos.

“Nós ficamos envolvidos nessa atividade e levamos esse aprendizado para casa”, declarou o pensionista Aldenor Borges Pinheiro, de 71 anos.

Segundo a educadora ambiental do Saaep, Jacilene Mendes, é gratificante trabalhar com pessoas tão dedicadas. “Todos são muito interessados nas tarefas que executam, acaba que um incentiva o outro e todos se mostram muito empolgados em trabalhar com materiais reciclados”, destacou.

A oficina foi realizada por meio de uma parceria entre o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) e o Saaep. De acordo com a analista ambiental do Ceap, Virgínia Cravieé, as atividades ocorrem quinzenalmente pelo Projeto Idoso Ambientalista (PIA).

Cerca de 200 idosos são atendidos pelo projeto que conta com diversas atividades como palestras, oficinas, dinâmicas em parceria com várias instituições, com a finalidade de levar temas ambientais para à comunidade.

Texto: Ascom PMP

Fotos: Irisvelton Silva

Comentários