Portal Notícias de Parauapebas

Governo do Pará realiza oficina sobre regionalização do turismo em Parauapebas

Integrando as ações de capacitação da I Mostra de Turismo e Negócios, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou entre os dias 28 e 29 de setembro uma oficina do Programa de Regionalização do Turismo para representantes de municípios da regional turística de Carajás.

“A regionalização do turismo é uma diretriz do Ministério do Turismo (MTur) e serve para contemplar e unir mais os destinos. Por exemplo, o turista que vem a Parauapebas pode visitar atrativos de municípios próximos, com a integração de roteiro, gerando benefícios para todos, por isso incluímos essa oficina em nossa programação”, explicou Esnandes Silva, turismólogo da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Marabá, Eldorado do Carajás, Bom Jesus do Tocantins, São Geraldo e Marabá enviaram representantes para o evento. “A base do nosso turismo é o de negócios, assim como o de Parauapebas, e isso gera uma interação muito forte entre os dois municípios, mas, é preciso a região entender sua identidade e encontrar dinâmicas próprias de regionalização”, afirma Ricardo Pugliese, secretário de turismo de Marabá e presidente da regional turística de Carajás.

De acordo com Reginaldo Paiva, técnico em Gestão Pública da Setur, um dos objetivos do programa de regionalização é ajudar os municípios a integrarem o mapa brasileiro do turismo, “para participar do programa, o município precisa atender alguns requisitos. Fazendo parte do mapa, ele tem mais chances de captação de recursos, seja do governo do estadual e, principalmente, do federal”, explicou.

Durante a oficina os participantes entenderam os critérios para entrar no remapeamento do MTur para o biênio 2021/2023, entre eles a necessidade de estruturação de um Plano Municipal de Turismo e a implantação de um conselho municipal com representantes do poder público e da iniciativa privada.

“O Ministério do Turismo atribui notas para os municípios e Parauapebas está muito bem classificada, é um dos poucos municípios do Pará que tem a nota B. O município tem uma gestão do turismo bastante profissionalizada, isso é interessante para todo o estado do Pará, não somente para Parauapebas e região de Carajás”, pontua Reginaldo.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Adailton Araújo