O Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado de Planejamento e Administração (Seplad), realiza na manhã desta terça-feira (14), o lançamento regional do “Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050”, dando continuidade as atividades do projeto.
Esta etapa de apresentação e mobilização de todos os segmentos que atuarão na elaboração do Pará 2050, irá abranger as regiões Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu. Estão convidados representantes dos mais diversos setores, com foco nas especificidades dessas regiões.
Esta é a segunda fase de lançamento regional da ação. Inicialmente, o projeto mobilizou as populações das regiões de Integração Guajará, Guamá, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim e Tocantins. Haverá ainda, dia 16 de fevereiro, o lançamento, em Marabá, congregando municípios do sul e sudeste do Estado.
O “Pará 2050” será elaborado nos próximos 15 meses, a partir de ações que incluem diagnóstico e pesquisa, elaboração de cenários, escuta social, encontros temáticos regionalizados e, por fim, a institucionalização do plano nas 12 regiões de integração do estado.
O Comitê Gestor contará com representantes de organizações da sociedade civil.
Porta-vozes:
Vice-governadora, Hana Ghassan
Secretária de Planejamento e Administração, Elieth Braga.