A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou pela primeira vezntre as escolas da rede municipal de ensino o Concurso “Saber e sabor”, voltado para elaboração de receitas culinárias para compor o cardápio da alimentação escolar.
O concurso ocorreu na rede desde o último dia 1º de novembro. No último sábado (29), aconteceram a final, a cerimônia de premiação das merendeiras participantes do certame, no auditório da Semed, e o manuseio do preparo da receita, último critério avaliado pela comissão julgadora do concurso, na Escola Municipal Luís Magno, localizada no Residencial Amazonas.
Mais de 35 merendeiras estiveram presentes na cerimônia de premiação, quando foi apresentada a mais nova receita culinária que irá fazer parte do cardápio escolar da rede municipal de ensino.
As três primeiras receitas classificadas irão fazer parte do cardápio escolar da rede. As receitas que foram desenvolvidas por todas as participantes irão fazer parte de um livro de receitas culinárias desenvolvido pelo DAE, para ser distribuído em todas as escolas municipais.
A receita campeã do primeiro concurso culinário foi frango ao creme de mandioca, elaborada pelas merendeiras da Escola Faruk Salmen (anexo). Maria Aparecida e Ivania Saraiva foram as autoras da receita. Elas declaram o quanto estão felizes de terem desenvolvido uma receita que estará no cardápio da alimentação escolar dos alunos.
“Estamos muito emocionadas e felizes de termos conseguido chegar até o final do concurso, e hoje somos as grandes vencedoras. Trabalhamos pensando em todos os alunos da rede. Preparamos a nossa receita pensando na nutrição de todos eles. Fizemos uma receita rápida e nutritiva e graças a Deus conseguimos conquistar o paladar das nossas nutricionistas e esperamos conquistar o de todos os alunos também”, declararam.
A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, parabenizou e agradeceu o empenho de todos os gestores envolvidos no concurso, e destacou a importância da merendeira no processo educacional. “A participação de todos foi muito importante, principalmente das nossas merendeiras, que com certeza levarão todo o conhecimento adquirido no concurso. Hoje são feitas mais de 60 mil refeições por dia na nossa rede. Vocês fazem parte de todo esse processo. Parabéns a cada uma por desenvolverem receitas deliciosas e super nutritivas”, parabenizou a gestora.