Após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Cairu nesta segunda-feira (11), com o óbito de uma paciente, outras contaminações pelo vírus foram registradas no município do Baixo Sul baiano. De acordo com a imprensa local, mesmo sabendo da suspeita da doença, familiares decidiram abrir o caixão e realizaram um velório antes do enterro, infectando pelo menos cinco pessoas.
Ainda segundo o jornal, as novas contaminações foram confirmadas nesta terça (12), após a realização de teste rápido em 12 pessoas que participaram do velório. Entretanto, antes disso, conforme relatos de moradores, a equipe da prefeitura sofreu com a resistência dos familiares, que inicialmente se recusaram a fazer o exame.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Cairu se pronunciou e esclareceu que “todas as orientações de protocolo foram repassadas para a família da primeira vítima de Covid-19 moradora do município, que faleceu sob suspeita de síndrome respiratória grave na última quinta-feira (07/05) na Santa Casa de Misericórdia de Valença”.
“Apesar do atestado de óbito, a confirmação do quadro por coronavírus foi divulgada na última segunda-feira (11/05) após resultado positivo do teste realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia. O órgão assegura que os familiares receberam todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”, afirmou a gestão municipal.
Por fim, a prefeitura disse ainda que está tomando todas as providências para realização do monitoramento das pessoas próximas à vítima, assim como das medidas de segurança e prevenção necessários.