Durante a passagem da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) pela FAP Cidadania, a exposição de fotos “Mulheres em Ação”, produzida pelo fotógrafo Felipe Borges e a Agência Insight, deu mais brilho ao estande da secretaria. No sábado e domingo, dias 6 e 7 de maio, quem esteve no local realizando serviços sociais gratuitos pode ver o sorriso estampado no rosto de quem teve a vida mudada pelas ações afirmativas da Semmu.
A ideia da exposição “Mulheres em Ação” foi retratar mulheres que passaram pelos cursos profissionalizantes da Semmu, oferecidos na Casa da Mulher, se envolveram com o trabalho da secretaria e hoje tem seu próprio empreendimento. Não só pelo retorno financeiro, que permitiu à essas cidadãs contemplarem sua emancipação e sua independência, o trabalho mostrado pela exposição exibe a real transformação na sociedade que a Semmu almeja.
A secretária da Mulher, Marcela Simoncelo, comenta que mulheres retratadas no “Mulheres em Ação” tiveram uma reviravolta em suas vidas, superando vulnerabilidade social e situações de violência doméstica. “Tivemos inúmeros exemplos em que essa capacitação profissional fez com que mulheres saíssem de relacionamentos abusivos e alcançassem o próprio sustento”, disse Marcela.
Edinalva Lima foi uma das mulheres retratadas na exposição; ela era desempregada antes de participar de curso para cabelereiras, oferecido pela Semmu, e hoje exerce a profissão. Com os olhos marejados, ela comenta: “Me faltam palavras para descrever a gratidão que sinto, hoje posso dizer que a Semmu mudou minha vida. É um trabalho que abrilhanta nossa cidade”, diz Edinalva, que hoje ministra curso de cabelereira para a Semmu.
Com uma estimativa de 400 atendimentos nas áreas da estética – corte de cabelo, trança embutida, design de sobrancelhas e revitalização facial – e da assistência social – orientações jurídicas e psicológicas voltadas para o sexo feminino – a Semmu expôs com sorrisos o resultado de seu trabalho, ressaltando a importância da continuidade dele na transformação de Parauapebas em uma cidade melhor para todas as mulheres.