Dia Internacional da Mulher é comemorado com palestra para pessoas com deficiência
“As mulheres com Deficiência e as Facetas da Violência: em foco a importância da rede de apoio” foi tema debatido no Ceup.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), realizou na terça-feira, 8, uma palestra com o tema “As mulheres com Deficiência e as Facetas da Violência: em foco a importância da rede de apoio”. O encontro ocorreu no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e reuniu várias pessoas com direito a homenagens ao dia alusivo.
O evento, que seguiu durante toda a tarde, contou com apresentação de musicais e atividades interativas, além de proporcionar aprendizado e capacitação para profissionais e pessoas com deficiência. O encontro contou com a presença das palestrantes Kelly Araújo, Pérola Souza e Denise Santos que passaram a importância do tema debatido.
“Fizemos um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, e nós mulheres com deficiência visual trouxemos a importância dessa pauta para a cidade de Parauapebas. Importante ressaltar o interesse do governo em realizar ações pautadas para essa demanda específica das mulheres, de trazer esse tema para debate e para discussão. As politicas voltadas para pessoas com deficiência está bastante avançada aqui no município”, disse a pedagoga, Kelly Araújo.
Após as palestras, a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência realizou uma roda de conversa com os participantes, sendo a segunda parte do evento e de bastante importância para as pessoas se conhecerem e para a troca de experiências entre as mulheres e as pessoas envolvidas.
“O dia da mulher é comemorado o reconhecimento dos esforços e conquistas de muitas lutas das mulheres com deficiência, o empoderamento feminino e a inclusão social é um grande avanço em nosso município. Foi uma programação pensada para este público tão especial para a cidade”, destacou Vânia Monteiro, secretária de Assistência Social.
Texto: Fábio Relvas
Fotos: Jussara Duarte