O Dia dos Professores é celebrado nesta segunda-feira (15) e a data serve para refletirmos sobre a valorização desses profissionais que dedicam sua vida à educação. Apesar do esforço desses educadores que buscam transmitir diariamente conhecimento aos alunos, apenas isso não é suficiente para garantir que os estudantes tenham um bom preparo em sala de aula.

A educação no Pará, por exemplo, está entre as piores do país. Relatórios realizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Contas do Pará (MPC) apontaram falhas na política de educação do Estado e a maior parte desse resultado é em decorrência das péssimas condições das unidades de ensino no Pará, que acabam ocasionando evasão escolar e baixo desempenho acadêmico.

Entre os fatores que mais implicam para esse cenário alarmante estão a falta de ventilação adequada, paredes com infiltração, falta de merenda escolar, ausência de acessibilidade para estudantes com deficiência, sanitários sem condições de uso, lixos e entulhos acumulados nas dependências das escolas, péssimas condições de segurança e a não valorização dos professores.

Comentários