sexta-feira 20/05/2022
Contato
Edit
Portal Notícias de Parauapebas Portal Notícias de Parauapebas
  • notícias mais recentes
  • região
  • parauapebas
Destaques

Vale inicia em Marabá

06/04/2022
Brasil

Conheça os três principais

06/04/2022
Parauapebas

Prefeitura de Parauapebas lança

14/03/2022
Brasil

Representante da nova geração

14/03/2022
Destaques

Governo do Estado entrega

12/03/2022
Destaques

Vereador Ivanaldo Braz solicita

09/03/2022
  • Política de Privacidade
  • Contato
Portal Notícias de Parauapebas Portal Notícias de Parauapebas

Últimas notícias

‘Creches por todo o Pará’: começa a pré-matrícula no Centro

Empreendedorismo jovem cresce 24% no Pará, aponta Junta Comercial do

Vale inicia em Marabá obra da primeira planta comercial da

Conheça os três principais mitos sobre máquinas de cartão

Portal Notícias de Parauapebas Portal Notícias de Parauapebas
  • Início
  • Notícias
    • Economia
    • Esportes
    • Gastronomia
    • Polícia
    • Saude
    • Tecnologia
  • Parauapebas
  • Região
  • Brasil
  • Colunas
  • Política
  • Cultura
    • Eventos
    • Promoções
    • Entretenimento
  1. Home
  2. Destaques
  3. Desocupação da Praça dos Metais é concluída
 Desocupação da Praça dos Metais é concluída
Destaques

Desocupação da Praça dos Metais é concluída

23/12/2015 0 Comentário

O que agora fica à vista é o Monumento construído na gestão do então prefeito Chico das Cortinas, no período de 1992 a 1996, que na Praça dos Metais era escondido pela poluição visual imposta pelos feirantes em barracas nada estilosas, desde o ano de 2005.

Agora com a remoção das tais, ocorrida no dia 18, a população pode ver o imenso espaço que, apesar de dilapidado pela ação do tempo e de quem o usava, é um logradouro que pode ser moldado para vários fins. Dilapidado também foi o nome do local que, devido ao grande número de pessoas alcoólatras que permanecem pela área, passou a ser achincalha por “pé inchado”.

Deu trabalho, mas depois de várias tentativas adiadas o local foi desocupado tendo, inclusive sido também removido os grandes galpões que durante muitos anos abrigou a Feira do Produtor. Para isso foi travada uma verdadeira “guerra” de negociações entre autoridades ligadas à Prefeitura Municipal de Parauapebas, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público e representantes de classes; mas como resultado foram desocupadas a Praça dos Metais e da antiga Feira do Produtor.

De acordo com, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMURB), Jair Diogo, na área será construída uma grande praça multifuncional que abrigará eventos, playground, pista para caminhada, academia ao ar livre, espaço para esportes diversos etc.

No local ainda se vê os escombros das demolições que estão sendo removidos, em ritmo acelerado, por trabalhadores da SEMURB. Porem uma edificação no encontro das Ruas 14, 15 e A não foi demolida, por tratar-se de área pertencente a uma cooperativa de transportes de passageiros sendo uma espécie de ponto de apoio rodoviário; e de acordo com informações não oficiais no local deverá ser construído de forma mais moderna uma lanchonete que continuará sendo destinada ao mesmo fim, já que não se trata de área da Praça dos Metais.

Um barraco construído em madeira ainda está em local de destaque na área da Praça dos Metais; trata-se de um feirante que não aceitou a desocupação voluntária e alega querer indenização pelo “investimento” feito por ele. O Juiz Líbio Moura e representante do MP estiveram no local para tentar que o homem ceda de forma pacífica, mas ele ainda permanece no local.

Outra área que ainda será desocupada nos próximos dias é a ocupada pelos restaurantes “costa pra rua”, cujos operadores serão removidos para o Mercado Municipal do bairro Rio Verde onde vários boxes estão à disposição para abriga-los. Alguns ambulantes que comercializam utilidades como, por exemplo, óculos, eletrônicos etc., mas também aguardam local para se instalarem nos próximos dias. “A a ação foi realizada com sucesso e com isso quem ganha é a população”, afirmou Wanterlor Bandeira, Chefe de Gabinete do prefeito de Parauapebas Valmir Mariano (PSD).

Grande mediador da readequação da área através da desocupação da mesma, o juiz Líbio Moura comentou nas redes sócias: “Estamos concluindo o processo sem nenhuma prisão, sem confusão, sem PM. Dia 18 de dezembro de 2015 é mais um dia histórico para Parauapebas. Mais um exemplo que a união resolve. Que somos nós quem resolvemos nossas pendências e os poderes tem que estar unidos para resolver problemas e não cria-los”.

Entenda o caso – A operação para desocupação da área teve início no dia 16 de novembro quando os feirantes foram notificados sobre o prazo previsto para a ação quando deveriam se decidir entre os dois espaços oferecidos a eles para a remoção: o Mercado Municipal do bairro Rio Verde e o CAP (Centro de Abastecimento de Parauapebas). Ambos os espaços receberam melhorias e adequações.

O CAP (Centro de Abastecimento de Parauapebas) recebeu 60 feirantes foram construídos 10 boxes para abatedouro e comercialização de aves; os demais, comerciantes de roupas, foram remanejados para o Mercado Municipal do bairro Rio.

Francesco Costa- Da redação

Compartilhe isso

Anterior
Próximo

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recente
Região

‘Creches por todo o Pará’: começa a

11/04/2022
Região

Empreendedorismo jovem cresce 24% no Pará, aponta

07/04/2022
Destaques

Vale inicia em Marabá obra da primeira

06/04/2022
Brasil

Conheça os três principais mitos sobre máquinas

06/04/2022
Social
Portal Notícias de Parauapebas Portal Notícias de Parauapebas

categorias

Economia
Esportes
Gastronomia
Policial
Saúde
Tecnologia

notícias de parauapebas

Sobre
Política de Privac.
Contato

últimas notícias

Região

‘Creches por todo o Pará’: começa a pré-matrícula no Centro

Região

Empreendedorismo jovem cresce 24% no Pará, aponta Junta Comercial do

Destaques

Vale inicia em Marabá obra da primeira planta comercial da

Redes Sociais:

Copyright 2022. Todos direitos reservados.