A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou a Taça Cidade de Belém, que será entregue ao campeão do primeiro turno do Parazão. O “caneco” é composto de fibra, alumínio e gesso, mede 48 centímetros de altura e pesa 14 quilos. De acordo com o artesão Ademir Carmin, responsável pela confecção dos troféus do Parazão desde 2004, a taça é alusiva às mangueiras, um dos símbolos da capital.
– É uma homenagem a Belém. A taça conta com algumas mangas na árvore. O pedido é feito pela Federação, que me envia o desenho. Faço de acordo com o que eles pedem e a aceitação por parte deles foi boa.
Nas redes sociais, os torcedores dividiram opiniões. Para alguns, o troféu é diferente do habitual, enquanto que outros aprovaram a inovação. Ademir disse que está acostumado com as críticas.
– Nem Deus agradou todo mundo, como eu vou fazer isso? Essas coisas são normais, uns gostam, outros não, natural de todo ser humano. Muita gente não entende a ideia que tenta ser passada no troféu. Particularmente gostei do resultado. Mas, caso venham muitas críticas negativas, a gente vai aprimorando, sem problemas.