O governo federal anunciou a prorrogação do prazo de atualização dos dados cadastrais do CadÚnico. As famílias terão agora mais 30 dias para realizar o procedimento sob o risco de suspensão ou cancelamento do Auxílio Brasil e outros benefícios caso deixem de fazer. Isto quer dizer que o prazo limite ficou para o dia 13 de novembro.
O prazo para atualização dos dados cadastrais ia até esta sexta-feira (14). Até a última segunda-feira, no entanto, cerca de 263 mil famílias ainda precisavam realizar o procedimento, e a chegada da data final fez com que filas e confusões se disseminassem nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) em todo Brasil.
O Cadastro Único (CadÚnico) é o registro que o governo federal usa para incluir novas famílias nos programas sociais. Além do Auxílio Brasil, o CadÚnico também dá acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a ID Jovem.
É importante que o beneficiário verifique sua situação cadastral para saber se deve comparecer ou não a um CRAS para realizar o recadastramento. Para aqueles que não precisam alterar dados, como endereço, renda familiar ou composição familiar, é possível atualizar os dados através do próprio aplicativo do Cadastro Único.
Para saber a sua situação basta entrar no próprio aplicativo do CadÚnico, onde haverá um aviso. As famílias que recebem o Auxílio Brasil também recebem mensagens no extrato de pagamento, enquanto os beneficiários da TSE recebem notificações na conta de energia elétrica.