A sessão que deu posse aos quinze vereadores, ao prefeito e ao vice-prefeito eleitos começou, sem atrasos, por volta de 10h da manhã e esteve com o plenário lotado. A solenidade foi conduzida pelo vereador Horácio Martins, conforme determina o Regimento Interno da Casa, que estabelece que a sessão seja presidida pelo vereador mais idoso.

Compuseram a mesa da sessão solene de posse o vereador José Pavão, a vereadora Joelma Leite, o prefeito Darci José Lermen e o vice-prefeito Sérgio Balduino de Carvalho.

Primeiramente, foram empossados os vereadores e em seguida os parlamentares deram posse aos gestores municipais. Após prestarem os juramentos de posse, o vereador Horácio Martins colocou a faixa de posse no prefeito municipal. Dando continuidade à cerimônia, as autoridades municipais fizeram uso da palavra e proferiram seus discursos. 

Em seguida, ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, quando os vereadores puderam escolher o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários para os anos de 2017 e 2018. 

Com a alteração no Regimento Interno da Casa, por meio da Resolução nº 008/2016, aprovada em 15 de dezembro de 2016, o pleito para composição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2017/2018 passa a ser disputado por cargo. O Regimento de 1993 previa eleições por chapa, e agora pela primeira vez os parlamentares puderam se candidatar para um cargo de modo individual. 

O único candidato ao cargo de presidente foi o vereador Elias Ferreira de Almeida Filho (PSB). Concorreram ao cargo de vice-presidente os vereadores José Francisco Amaral Pavão (PSDB) e Joelma de Moura Leite (PSD). Estiveram na disputa pelo cargo de primeiro secretário os vereadores Zacarias de Assunção Vieira Marques (PSDB) e José Marcelo Alves Filgueira (PSC). Já para o cargo de segundo secretário, candidatou-se a vereadora Francisca Ciza Pinheiro Martins (DEM).

A composição da Mesa Diretora da Câmara para os próximos dois anos será composta por Elias Ferreira de Almeida Filho, como presidente; vereador José Francisco Amaral Pavão, como vice-presidente; José Marcelo Alves Filgueira, no cargo de primeiro secretário; e Francisca Ciza Pinheiro Martins, como segunda secretária. 

Os trabalhos legislativos se iniciam no dia 15 de fevereiro, às 9 horas da manhã, com a sessão solene de abertura dos trabalhos.

Comentários