A partir de 19 de fevereiro, Belém ganha mais uma frequência de voo direto para Brasília (DF), gerando maior conexão entre a região Norte e o Centro-Oeste. As vendas da nova rota já estão disponíveis. A rota vai atender uma forte demanda corporativa, oferecendo 952 assentos por semana com destino a Brasília.
Os voos serão diários, operado pela companhia aérea Azul, em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros. A aeronave decolará de Brasília às 22h50 e pousará 01h05 em Belém. Já da capital paraense, os voos saem às 03h15 e chegam às 05h35 no Distrito Federal. Belém já conta com voo direto para a capital federal operado por outras companhias.
“A capital federal é um dos nossos destinos mais procurados do país e Belém é uma conexão muito importante com a região Norte, ofertando voos para diversas cidades da região Amazônica. Por isso, vemos como estratégico o lançamento desta rota direta, que possui um grande potencial”, explica Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas.
Do aeroporto de Belém, os visitantes podem se conectar com mais outros 12 destinos, incluindo Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Já de Brasília, é possível conexão com outros oito aeroportos no Brasil.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Lucas Vieira, o aumento da malha área é fundamental para atrair mais turistas ao Pará. “Trabalhamos para que mais turistas possam conhecer o destino Pará, com nossa culinária única, nossos atrativos naturais e nossa cultura. Temos um fluxo alto para Brasília e demais conexões do aeroporto, então essa demanda vai impactar positivamente a economia do Estado”, pontua.
Voos nacionais – Em julho de 2023, a companhia Azul também começou a operar o voo direto entre Belém e Natal semanalmente com 174 lugares.
Em outubro do ano passado, Belém ganhou mais uma rota para Manaus, operado pela empresa Latam. Além do voo aos domingos, a rota ganhou um voo aos sábados, com duração média de 2 horas.
Voos internacionais– Desde 14 de dezembro, a capital paraense conta com uma nova opção de rota internacional pela companhia Surinam Airways, que voltou a atuar com voos entre Belém e Paramaribo. Os voos são realizados às quintas-feiras e aos domingos, no período noturno.
Em maio de 2023, o Pará ampliou as rotas internacionais com novas opções de voos para os territórios ultramarinos franceses: Guiana Francesa, Martinica e Guadalupe e diminui tempo de voo entre a Amazônia e França.
Os voos são realizados uma vez por semana pela empresa Air France, chegando às sextas e partindo aos sábados. O trajeto começa em Belém, no Pará, com parada técnica em Caiena, capital da Guiana Francesa, e seguirá com escala para Fort-de-France (Martinica), com destino final em Pointe-à-Pitre (Guadalupe), permitindo aos viajantes conhecerem todo o Caribe francês. A nova viagem possibilitará também uma rota menor para os paraenses que desejam ir até a Europa, principalmente para a França. Saindo de Caiena a viagem segue direto para o aeroporto de Orly, em Paris.
Atualmente, o Pará também conta com opções de voos para os destinos internacionais Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, operada pela Azul; Lisboa, em Portugal, pela TAP; Caiena, na Guiana Francesa, pela Air France; e Paramaribo, no Suriname, com a Gol.