Em 2017, um total de 156,5 mil pessoas vivenciaram a experiência de conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica, visitando o Parque Zoobotânico Vale (PZV), que neste ano bateu recorde de público. O espaço está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Trata-se de uma área de 30 hectares, abrigando aproximadamente 70% da sua infraestrutura de floresta nativa.
A visitação do parque entre os anos de 2011 a 2016 ultrapassou o número de 735 mil pessoas. Esses números mostram que o PZV continua como um dos principais atrativos da cidade de Parauapebas e região. Outro resultado foi a Certificação de Excelência do site Trip Advisor, fruto das frequentes avaliações positivas feitas por visitantes. A página, que reúne informações e opiniões de turistas sobre locais e estabelecimentos abertos ao público, é uma importante ferramenta para viajantes que buscam sugestões, análises e até fotos de passeios.
Para receber e encantar este grande público, o parque vem recebendo diversas melhorias. Depois da ampliação do estacionamento, em 2016, o local passou por uma série de mudanças no ano passado. O Orquidário, que antes só podia ser acessado com o acompanhamento de um guia, ganhou estrutura de vidraças e hoje pode ser visitado pelo público, sem restrição. Novos quiosques foram instalados em área de sombreamento natural, para facilitar o lazer das famílias. Além disso, o recinto das onças pintadas (uma das principais atrações) ficou ainda melhor, graças à cobertura e às paredes de vidro instaladas para melhorar o conforto dos visitantes.
O veterinário do PZV, André Mourão, lembra também do reforço no plantel de animais, que recebeu mais exemplares de macacos-aranha-cara-vermelha e macaco-cuxiú, e aves como uiraçu-falso e corujas murucututu. “E este ano taremos mais novidades, como o novo recinto de aves que estamos instalando. O objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada ao visitante. Temos um espaço de conservação, por si só, muito especial pelo fato de estar localizado em plena Floresta Nacional de Carajás. E isso faz toda a diferença”, destaca André.
Horário de funcionamento do PZV
O Parque Zoobotânico Vale funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h. O plantel é constituído de 273 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos. O parque é um local de conservação e possui espécies ameadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.