Para assegurar cidadania aos moradores de Parauapebas, o vereador Ivanaldo Braz, pediu ao Poder Executivo através do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC através da proposição de n° 176/2019 que viabilizasse a gratuidade da emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) aos residentes no município.


Pois bem, na manhã desta quarta-feira (8) o SAC começou a emitir o referido documento de forma gratuita a população do município.


O SAC fica localizado na Praça do Cidadão, no bairro Rio Verde em Parauapebas.

O valor cobrado pelos órgãos competentes para a emissão do CPF parece ser insignificante, mas, para a grande maioria da população, faz muita diferença”, destacou o vereador Braz.

O que levar para emissão do CPF.

  • Documentos originais ou cópias autenticadas): 
  • RG ou certidão de nascimento 
  • Título de eleitor (entre 18 e 69 anos) 
  • Documento de um dos pais ou do responsável legal (no caso de menor de idade)

O CPF é um documento com uma numeração de 11 dígitos que serve para identificar os contribuintes —por exemplo, no Imposto de Renda, para abrir conta em banco ou solicitar cartão de crédito.

Para que serve o CPF?

A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. A partir de 2019, ele passou a ser obrigatório para dependentes de qualquer idade. Mas o CPF não serve só isso. Se você quiser prestar concurso público, abrir conta em banco, pegar empréstimos, financiamentos e cartão de crédito, obter carteira de trabalho e passaporte, vai precisar ter o seu.

Comentários