O residencial Amec Ville e o Projeto Pipa foram oficialmente interligados à rede de abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). Na última semana, a autarquia realizou os ajustes finais e instalou o hidrômetro que medirá o consumo geral do imóvel.
Conforme informações da síndica Sheila Braga, os moradores começaram a ter problemas com o abastecimento ainda em 2015 e, à medida que as casas eram ocupadas, o transtorno aumentava. Os dois poços instalados no residencial não produziam água suficiente para abastecer o reservatório de 350 mil litros do condomínio. Os moradores chegavam a ficar até cinco dias desabastecidos.
“Sabemos que a água é essencial, a falta dela nos acarreta muitos problemas. A qualidade de vida com certeza melhorou depois do fornecimento através da tubulação. Chegar em casa e poder tomar um banho é “vida”. Hoje, ainda estamos mantendo o racionamento, porém, é para evitar o desperdício”, reforçou Sheila.
Para atender a comunidade, o Saaep realizou a instalação de um quilômetro de tubulação, interligando o residencial à rede de abastecimento que atende àquela região. Ao finalizar o atendimento, um hidrômetro foi instalado a fim de garantir a medição justa conforme consumo das 466 famílias residentes ali. Com a intervenção, também foi possível realizar a conexão do Projeto Pipa, que atende 200 crianças e adolescentes.
“Atendemos à solicitação dos próprios moradores do Amec Ville, que se viam prejudicados com o abastecimento racionado que havia entre eles, porque a vazão dos poços do residencial estava abaixo da capacidade. A ampliação realizada pelo Saaep vai minimizar os transtornos que essas famílias estavam passando”, explicou o diretor-executivo, Elson Cardoso.