O quilômetro 732 da Estrada de Ferro Carajás, em Marabá, Sudeste do Pará, foi desocupado no início da noite dessa quarta-feira (20).
A estrada estava bloqueada desde a madrugada da última segunda por cerca de 3,5 mil integrantes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).
O grupo cobrava agilidade na desapropriação de terras no estado para a reforma agrária e melhorias nos acampamentos do Incra.
Os manifestantes decidiram deixar o local, após reunião, em Marabá, com o assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Tubino. Os agricultores pediram uma audiência com a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón. Segundo a coordenadora estadual da Fetraf, Viviane Oliveira, a presidente do Incra deve ir ao Pará na próxima segunda-feira (25) para tratar das reivindicações com os agricultores.
Sonora: “Nós já desocupamos o local porque o governo assumiu o compromisso de não fazer o corte na reforma agrária, assumindo também o compromisso de segunda-feira agora, a presidência do Incra vai estar aqui em Marabá, fazendo o trabalho de uma força-tarefa de uma semana aqui no estado do Pará com os movimentos sociais”.
A manifestação foi um dos atos da Jornada de Lutas da Fetraf e integra o movimento Grito da Terra Brasil, que acontece em todo o País até hoje (21).
Fonte: www.radioagencianacional.ebc.com.br