O preço do minério de ferro no mercado à vista da China ficou estável nesta segunda-feira, numa máxima de mais de três meses, após dados mostrarem uma queda nas importações chinesas da principal matéria-prima siderúrgica em maio.
As importações de minério de ferro por parte da China, o maior consumidor do mundo da commodity, caíram 11,6 por cento em maio em relação ao mês anterior, mostrou a alfândega chinesa nesta segunda-feira.
O minério de ferro para entrega imediata no porto de Tianjin foi cotado a 63,80 dólares a tonelada, segundo o The Steel Index, o maior valor desde 16 de fevereiro.
Analistas dizem que o preço no mercado spot pode continuar a encontrar suporte no declínio constante nos estoques do produto nos portos chineses, o que impulsionou as cotações do minério na última semana, ante mínima de uma década abaixo de 50 dólares a tonelada registrada em abril.
Os estoques de minério de ferro nos portos da China caíram pela oitava semana consecutiva até 5 de junho, para 83,8 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria SteelHome. Os estoques portuários já caíram 17,5 por cento neste ano, ao seu nível mais baixo desde novembro de 2013.
O contrato futuro do minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian fechou em queda de 0,8 por cento nesta segunda-feira, a 434 iuanes (70 dólares) a tonelada, apesar do recuo nas importações.