Como parte do evento de comemoração do Dia Mundial da Limpeza, 17 de setembro, uma ação integrada das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Urbanos levou aos moradores informações sobre o acondicionamento e descarte correto do lixo, a campanha de combate às queimadas e ao mosquito Aedes aegypti.
54 agentes de endemias, 15 educadores ambientais da Semma e 14 servidores do Departamento de Educação Urbana da Semurb integraram a atividade que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 nos bairros Tropical I, II e Ipiranga. De porta em porta, os agentes explicaram a importância da participação da população no processo de limpeza da cidade e os cuidados que devem ser tomados.
“Essa ação vem para somar com a comunidade. “O município já tem vários casos registrados. É necessário conscientizar a população no combate à dengue. Porque iniciando o período chuvoso, que vem com o aumento dos casos, então sempre é bom a população estar atenta aos cuidados”, explicou o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Carlos Damasceno.
De acordo com a agente de saneamento, Evellin Silva, que faz parte da equipe da Semurb, o objetivo é orientar os moradores sobre o descarte correto do lixo e pedir a colaboração de todos para a manter a cidade limpa e sem doenças.
“A equipe da Semurb está conversando com os moradores sobre a forma adequada de descarte de resíduos, para que sempre coloque o material nos locais adequados, principalmente os cortantes, para que não machuque os nossos coletores”, reforçou Evellin.
A secretaria também realizará a partir de segunda-feira, 19, um mutirão de limpeza nos bairros, coletando os entulhos das vias, para isso a equipe também pediu aos moradores que limpem seus quintais e coloquem os resíduos na frente de suas casas.
Já a equipe da Semma, chamou atenção para o combate às queimadas, pois o rio Parauapebas ainda sofre muito com esse crime ambiental. “Estamos sensibilizando a população também se sentir parte desse movimento, para denunciar e divulgar a campanha junto conosco. Temos uma Lei Municipal que proíbe o uso de queimadas com relação à limpeza de terreno e de resíduos, estamos divulgando de casa em casa”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Aylana Bentes.
Quem gostou de receber as orientações foi a dona de casa Terezilda Ramos, moradora da rua G1, no bairro Ipiranga. “Aqui já temos uma coleta de lixo boa, mas gostei de saber que terá esse mutirão no nosso bairro, pois quando acumula lixo, aparece barata e muitos insetos. Os moradores, precisam ter mais compreensão, muitos jogam o lixo no meio da rua e não estão nem aí, o carro acaba de passar, e eles colocam na rua. Então é boa essa orientação”, disse a moradora.
Dia Mundial da Limpeza
É um movimento que une milhares de pessoas em prol da limpeza do planeta. Pelo 5º ano o movimento ocorre em 191 países, e esse ano desenvolve o tema “Não existe planeta B, incentivando as pessoas a cuidarem do seu quadrado.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Elienai Araújo