A implantação de uma escola técnica municipal, para atender a demanda por mão de obra local e regional, foi proposta pelo vereador Léo Márcio (Pros), por meio da Indicação n° 392/2021, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada na última terça-feira (22).
A sugestão do parlamentar é para que sejam ofertados cursos de técnico em automação industrial, eletromecânica, eletroeletrônica, edificações, mineração, segurança do trabalho, mecânico de máquina industrial, entre outros, tendo em vista que a economia local e regional é predominantemente movimentada por empresas ligadas a esses setores.
“Tal iniciativa, além de colaborar para a formação de inúmeros munícipes que não possuem condições financeiras para realizar esses cursos no âmbito privado, ainda contribuiria significativamente no fomento da economia”, enfatizou Léo Márcio.
O vereador destacou ainda que, em tempos nos quais perde-se tantos jovens para a criminalidade, o fomento de espaços educacionais é um dos principais mecanismos para proteger as crianças e jovens.
Mas, além dos jovens, Léo Márcio propõe que a escola técnica capacite também adultos e até mesmo idosos que não tiveram a oportunidade de se qualificar corretamente para o mercado de trabalho.
Parceria
Para implantar a escola técnica, Léo Márcio sugere na proposição que a prefeitura realize parcerias.
“É perfeitamente possível que o município, por meio de seus competentes gestores, firme convênio e termos de cooperação com empresas locais e regionais, a fim de implantar a escola, com qualidade e apta a inserir seus formandos no espaço de trabalho, pois, sem dúvidas, tal medida seria de grande importância para todos os setores”, propôs o parlamentar.
Aprovação
A Indicação n° 392/2021 foi aprovada pelos demais parlamentares e enviada para apreciação do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Educação, José Leal.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)