Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semob), à frente a titular da pasta, Maria Silvana de Faria Sousa, reuniu no final da tarde desta segunda-feira (13) com os vereadores de Parauapebas para apresentar um cronograma de obras que vêm sendo executadas e outras a serem implantadas.
Pela Câmara, participaram do encontro, que ocorreu na sala de reunião da presidência, os vereadores Elias da Construforte (presidente da Casa de Leis), José Pavão (vice-presidente), Francisca Ciza (segunda secretária), Eliene Soares, Horácio Martins, Ivanaldo Braz, Joel Alves, Joelma Leite, Kelen Adriana, Luiz Castilho, Maridé Gomes, Rafael Ribeiro e Zacarias Marques.
Já pela Semob, compareceram o adjunto Rodrigo Santos e os engenheiros André Vilar (obras), Oscarino Rodrigues (infraestrutura), André Vasconcelos (projetos), além da secretária Maria Silvana Sousa.
Antes de iniciar a apresentação do cronograma de atividades de obras do governo municipal, a secretária informou aos presentes que aquele encontro foi uma solicitação do vereador Luiz Castilho, líder do governo na Câmara Municipal.
No decorrer da reunião, secretária e diretores dos departamentos da Semob apresentaram quadro de obras concluídas em 2017 e 2018, em andamento, em processo de licitação, em projeto e obras em processo de convênio.
Obras concluídas
Na relação de obras concluídas, foram apresentadas reformas de quadra esportiva em Palmares Sul, dos blocos A e B do Projeto Pipa, da Casa da Horta Comunitária, do prédio da Casa do Cidadão e do Centro de Assessoria Jurídica da Mulher; construção do Centro Comunitário do Bairro dos Minérios e de pontos de táxi no CAP, Big Ben e shopping; sarjetas e meios-fios no distrito industrial; recuperação asfáltica nos bairros Jardim Canadá, Maranhão e Nova Carajás; manutenção de estradas vicinais na zona rural do município, entre tantas outras obras.
Obras em andamento
No quadro de obras em andamento, os servidores da Semob listaram construção de ETE no Bairro Vale do Sol, escolas Nelson Mandela, Pingo de Gente e Aurino Gonçalves dos Santos; muro de arrimo da escola Elivaldo Ribeiro, ponto de táxi e mototáxi nas Casas Populares II e de mototáxi na Praça do Cidadão; construção do Centro Comunitário do Bairro Maranhão; reforma e ampliação do Cras Altamira, do anexo da Semob, do prédio da Semurb, do ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio e da praça de Palmares II; entre outras.
Obras em convênio
A Semob anunciou também obras em convênio celebrado com o governo federal, entre estas a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e escola no Residencial Alto Bonito; UBS Cidade Jardim e UBS Nova Carajás; campo soçaite em Alto da Boa Vista e em Nova Carajás. Convênio estadual: construção do Propaz Integrado e Propaz Mulher. Convênio Uepa/Vale: construção da escola pró-infância Ribamar Leite.
Após a apresentação, os vereadores questionaram algumas dúvidas sobre o andamento das obras e deram informações importantes para que as ações contemplem a maior quantidade de pessoas nos bairros da cidade.
O presidente da Casa, Elias da Construforte, agradeceu a presença da equipe técnica da Semob, como também de seus colegas de parlamento, e solicitou que a repartição pública e demais secretarias se atentem à Lei Municipal nº 09/2016, que garante tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, a fim de beneficiar a economia, os empresários e trabalhadores do município.
Os vereadores Horácio Martins, Maridé Gomes, Ivanaldo Braz, Joel Alves, Zacarias Marques, Rafael Ribeiro, Kelen Adriana, Eliene Soares e Luiz Castilho cobraram mais ações do governo e se colocaram à disposição da Semob, em busca de infraestrutura para a população.
A secretária Maria Silvana Sousa declarou que a primeira meta do governo municipal foi contemplar os bairros que se encontravam em maior precariedade, até atingir toda a cidade, com obras de qualidade.
Reportagem: Camila Ishibashi / Texto: Waldyr Silva