Famílias de produtores rurais estão acampadas em frente à sede do projeto, ‘Onça Puma’ da mineradora Vale, em Ourilândia do Norte. Os manifestantes fecharam os ramais que dão acesso à mineradora e impediram os trabalhadores da empresa de passar pelo local. Eles acusam a Vale de não cumprir o acordo com as famílias retiradas da área onde hoje funciona o projeto.
Ainda segundo as famílias, eles foram alocados para outra área, mas não estão podendo produzir porque se sentem vigiados pela presença de seguranças armados contratados pela mineradora.
Em nota, a Vale informou que as 30 pessoas que interditaram o local tentaram ocupar a área de reserva legal na última semana. Segundo a vale, equipes de segurança da empresa tentaram uma conversa com os manifestantes e impediram a continuidade da invasão e paralisaram as ações de desmatamento que configuram crime ambiental.
Ainda segundo a Vale, a referida área é um compromisso da empresa com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para regularização do assentamento união conforme a legislação. A mineradora ressaltou que a interdição impede o direito de ir e vir dos cidadãos e coloca em risco a integridade dos trabalhadores.
A polícia militar foi acionada e acompanha a manifestação. (Fonte G1)