Um conjunto de oito escolas no município de Canaã dos Carajás, a 800km de Belém, no sudeste do Pará, teve o ambiente escolar transformado. A mudança é resultado de parceria público-privada com investimentos financeiros conjuntos entre Prefeitura e a Vale. Entre elas, está a escola Luís Carlos Prestes, na zona rural da cidade. Antes de madeira e palha, a unidade ganhou paredes de alvenaria, salas climatizadas, parque e também quadra de esportes coberta.
Segundo a secretaria de Educação do município, o total de três mil crianças e jovens são beneficiados com a melhoria do ambiente escolar das oito unidades. O prefeito Jeová Andrade destaca que a infraestrutura das escolas avançou muito nos últimos anos e isso deve refletir na qualidade do ensino oferecido no município. “Em 2013, não tínhamos carteira para o início das aulas. Agora todas as escolas contam com estrutura adequada e quadras de esporte cobertas, afirmou.
Para o gerente de Sustentabilidade do Complexo S11D, Leonardo Neves, “a inauguração demonstra mais uma vez a contribuição que foi dada pela Vale, também por meio do S11D, maior empreendimento minerário implantado atualmente, em apoio a gestão pública, para melhoria da educação de Canaã”, diz.
Outra escola que integra o conjunto é a Raimundo de Oliveira, uma das unidades que ganhou melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em setembro de 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Com a atuação dos professores, coordenação pedagógica e dos profissionais da educação, a escola saltou de um Ideb de 3.9 em 2013, para 4.8 em 2015.