Com o objetivo de conhecer o processo de tratamento e distribuição de água de Parauapebas, aproximadamente 100 alunos dos cursos de engenharia civil e gestão ambiental da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e Faculdade Metropolitana de Marabá visitaram as estações de tratamento de água e esgoto no sábado (20).
Acompanhados por professores e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep), os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo que é estudado em sala de aula. “É muito bom ter contato com aquilo que é ensinado na faculdade, assim fica mais fácil a aprendizagem. Tivemos a oportunidade de conhecer um dos sistemas que hoje é referencia em nossa região”, ressaltou Camilo Andrade, acadêmico de engenharia civil.
Os alunos também puderam conhecer a nova tecnologia aplicada nas redes de abastecimento das três estações de tratamento de água, a estação de tratamento de esgoto no Bairro Apoena, que utiliza tratamento bioquímico e o sistema de envase de água potável.
Segundo Natália Leonor, engenheira química do Saaep, “esse tipo de iniciativa é de grande importância para a formação acadêmica do estudante, ela visa o encontro do estudante com o universo profissional”. “Acredito que o governo tenha agregado valores pessoais e profissionais aos alunos. Espero que eles estejam mais motivados com o exercício futuro da profissão”, destacou a engenheira.
Texto: Nayane Leguli / Saaep
Fotos: Ebrahim Muniz / Saaep