O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou ontem, em Brasília, de reunião com Dyogo Oliveira – ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – e com o prefeito Darci José Lermen, de Parauapebas, no sudeste do Pará. A pauta foi a aprovação de um empréstimo internacional para obras de saneamento no município.
Pelo acordo firmado, o empréstimo virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai financiar metade da obra, cujo valor total será de R$ 140 milhões. A própria Prefeitura de Parauapebas entrará com a outra metade do investimento.
HELDER BARBALHO
Segundo o ministro Helder Barbalho, o empreendimento será determinante para melhorar a qualidade de vida da população, evitando enchentes e esgoto a céu aberto. “Essa obra será uma parceria entre a Prefeitura e a União”, destacou. “O Governo Federal também participará da análise técnica, do estudo da capacidade de endividamento do município e será o seu fiador, autorizando este importante financiamento internacional”, explicou o ministro.
O ministro Dyogo Oliveira explicou que este projeto se enquadra nas prioridades de aprovação de financiamento externo da União. “Estamos atendendo a um projeto que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”