A cidade de Xinguara sedia a etapa regional dos LVI Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s), da qual participam atletas dos municípios de Abel Figueiredo, Conceição do Araguaia, Ourilândia do Norte, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Tucumã e Xinguara. A abertura dos Jogos aconteceu no ginásio de esportes da cidade, nesta quarta-feira, 4, às 20h, com muitas apresentações culturais. Os jogos têm como objetivo integrar, difundir e valorizar as práticas desportivas dos atletas das escolas públicas e privadas do estado do Pará, visando novos valores no cenário esportivo estadual.

O evento é promovido pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a prefeitura local. Os JEP’s têm como finalidade proporcionar uma educação integral, desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes, fomentar as boas relações entre os professores e alunos, estabelecer uma união segura entre a classe estudantil e estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível à superação do indivíduo.

Além disso, os jogos contribuem para a formação da personalidade, revelam novos valores no cenário desportivo educacional, selecionam alunos para representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, fase nacional e amplia a participação em atividades esportivas a todos os estabelecimentos de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular do Pará.

A atleta de futsal que carregou a tocha olímpica, Fernanda Araújo, falou da emoção de participar dos jogos. “Estou muito feliz por estar representando minha escola e minha cidade. Adoro jogar futsal e isso faz parte da minha vida, carregar essa tocha é muito importante para mim, a emoção que estou sentindo é imensa”, afirmou ela.

Mais de 100 municípios participam das etapas regionais dos Jep’s realizadas nos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Região Metropolitana de Belém, Irituia, Santa Isabel e Xinguara. Na etapa de Xinguara participam cerca de 450 atletas nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez e basquete, nas categorias A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17.

Para o prefeito Osvaldo Assunção, a satisfação de sediar pela primeira vez a etapa regional dos Jep´s é muito grande. “Estamos recebendo os atletas com toda alegria e esse momento é de grande importância para o município, pois mostra que damos o total apoio à educação e ao esporte e sabemos o quanto isso é importante para as crianças e adolescentes que irão participar dos jogos. Desejo boa sorte a todos e que possam competir de forma amigável e sem nenhum tipo de desentendimento”, declarou ele.

De acordo com Rui Baeta, coordenador da etapa regional de Xinguara e professor do NEL, as regionais servem para aproximar os alunos e integrá-los às diferentes culturas que o estado possui. “Já estamos atingindo o sul do Pará e esse é o nosso objetivo, despertar o senso crítico dos nossos alunos sobre as diferentes expressões culturais que o nosso estado possui, pois cada região tem uma característica peculiar e isso é muito importante para os nossos atletas, nossos alunos”, afirmou o coordenador.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here