Trending News

Blog

Voluntariado garante atendimento médico a romeiros durante o Círio 2019
Brasil

Voluntariado garante atendimento médico a romeiros durante o Círio 2019

Os romeiros que precisaram de atendimento médico no início da avenida Presidente Vargas, durante as romarias do Círio de Nazaré, encontraram suporte necessário para seguir a longa caminhada até a Basílica de Nazaré no posto de urgência montado na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Defesa Civil e a ONG Amigos Voluntários do Pará (AVP).

No primeiro ano de atividade, o posto localizado na Rua 28 de Setembro, ao lado do Hospital da Ordem Terceira, acolheu e ofereceu suporte logístico para dezenas de peregrinos durante a Trasladação e o Círio. A maioria das ocorrências foi de mal-estar provocado pelo longo período de jejum, principalmente, em pessoas que pagavam promessa na corda ao longo das procissões.

Os romeiros apresentavam tontura, pressão baixa ou alta, falta de ar e desmaio. Apenas duas pessoas precisaram ser transferidas para o Hospital Ordem Terceira.

“Foram dezenas de atendimentos, cerca de 40 durante a Trasladação e 70 no Círio, a maioria associado ao jejum praticado por quem encara o desafio de ir na corda, além da alta temperatura local. Consideramos um resultado positivo para o primeiro ano de atividade, pois conseguimos dar o apoio necessário aos fiéis que precisaram da acolhida”, descreveu o diretor de Círio da AVP, Ednaldo Conceição.

O titular da Sejudh, Rogério Barra, presente nos dias de atendimentos, destaca a importância de mais uma estrutura para os peregrinos. “É o primeiro ano de mais um centro de amparo, uma rede colaborativa pelo bem estar dos peregrinos que, muitas vezes, vem de longe movidos pela fé e devoção”, acrescentou.

A iniciativa é uma parceria entre Sejudh, Defesa Civil Municipal e a AVP, além da colaboração de outras instituições que contribuíram com alimentos e materiais para realização dos atendimentos. Mais de 100 profissionais voluntários estiveram na ação, entre equipe técnica da ONG e servidores da Secretaria.

Related posts

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com