Atenção! As câmeras de monitoramento estão de olho no comportamento dos condutores. Como medida de fiscalização e apoio a diminuição de acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), passará a multar os condutores de veículos que forem flagrados pelo sistema de videomonitoramento, a partir do segundo semestre deste ano.

A fiscalização será feita pelos agentes do DMTT que flagrarem as infrações ao vivo pelas 95 câmeras instaladas nas principais vias da cidade. O sistema funciona com monitoramento 24 horas, feito por uma equipe técnica, no Centro de Controle Operacional (CCO).

A medida atende as exigências da Resolução 532, de 17 de junho de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), que ressalta que o sistema é importante ferramenta de fiscalização. “Essa medida vem para auxiliar a segurança viária, bem como garantir a obrigatoriedade de registros de infrações por meio das câmeras”, disse o coordenador de operações do DMTT, Glauber Mota.

Mas, como explica o coordenador, a medida só entrará em vigor em Parauapebas quando as vias forem devidamente sinalizadas pela Semsi, com informações de que a área em questão é monitorada por câmeras. “A partir do mês de julho, nós vamos começar essa sinalização”, ressaltou Glauber.

E para aqueles que ainda assim pensam em tomar atitudes precipitadas no trânsito, fica uma dica do coordenador de operações do DMTT. “A gente acredita que o trânsito só muda quando a gente muda. As condutas, muitas vezes, são responsáveis por uma série de acidentes, que a gente tem constatado”, finalizou.

Fotos: Irisvelton Silva

Texto: Ascom PMP

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here