Sempre visando o bem estar e a qualidade de vida dos moradores de Parauapebas, o vereador Ivanaldo Braz (PSDB), vem pautando o seu mandato em ações que visam garantir aos cidadãos mais acesso a serviços básicos ofertados pelo poder público.

Na sessão ordinária desta terça-feira (11), Braz indicou ao poder publico municipal através da proposição 78/2017, que as obras do Centro de Zoonoses de Parauapebas (CCZ) sejam retomadas, conforme o contrato vigente com aditivo de prazo.

Em sua leitura, Braz destaca que as providências que estão sendo solicitadas tem a finalidade de se criar uma política de saúde publica eficaz para os animais abandonados em Parauapebas, tendo em vista que fatores essenciais não vem sendo respeitados e o modo sob o qual os animais e a população estão sendo expostos, promovem, um risco social e consequentemente um grande problema de saúde publica que precisa ser resolvido o mais rápido possível, para isso, a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses deve ser efetivada com a maior brevidade possível.

Algumas providências não foram bem sucedidas, pois nem só de carrocinhas vive um centro de controle de zoonoses, é preciso contarmos com treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos seja feito” destaca o parlamentar na justificativa da referida proposição.

A proposição foi aprovada por todos os parlamentares e segue para o gabinete do prefeito com cópias para as secretárias responsáveis pela obra.

Estrutura

O CCZ vai contar com aproximadamente 1.050 m² de área construída e de 20 mil m² de área no total, com previsão para futuras ampliações, visando atender a uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

Para atender a todas as funções do Centro, serão construídos quatro blocos de trabalho dispostos em prédios independentes: bloco administrativo, bloco de controle de animal, bloco de operação de campo e bloco de serviços gerais.

Além de recolher animais soltos nas ruas, o CCZ também funcionará como um centro de triagem, tratamento, esterilização e abrigo para animais abandonados.

O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo controle dos agravos e doenças transmitidas por animais aos seres humanos (zoonoses), como raiva, leptospirose, leishmaniose, entre outros males. Controla também a população de animais domésticos (cães, gatos e de grande porte) e sinantrópicos (morcegos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros).