Vale fecha acordo com empresa chinesa para transporte de minério de ferro

0
426

A Vale assinou hoje (18) um acordo com a China Cosco Shipping Corporation para a companhia chinesa realizar o transporte de 16 milhões de toneladas de minério de ferro. O termo terá duração de 27 anos e prevê a movimentação de 16 milhões de toneladas de minério por ano. O início do contrato está previsto para o primeiro semestre de 2018.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira por meio de comunicado enviado ao mercado pela Cosco. A empresa chinesa disse que “a assinatura do acordo marca o começo de um novo capítulo de cooperação entre as duas companhias”.

A Vale também se pronunciou sobre o assunto em comunicado à imprensa, enviado na manhã de hoje. “Este contrato de afretamento com a China COSCO Shipping é mais um exemplo da parceria de longo prazo entre a Vale e a China,” afirmou Murilo Ferreira, presidente da mineradora brasileira.

O acordo de longo prazo foi assinado hoje em uma cerimônia realizada no hotel Beijing Ocean Plaza, localizado em Pequim, na China. Participaram do evento o presidente da Vale, Murilo Ferreira e o presidente do Conselho de Administração da Cosco, Xu Lirong. O acordo foi assinado por Ye Weilong, vice-presidente da companhia chinesa, e por Luiz Meriz, diretor executivo de Shipping e Marketing da divisão de minério de ferro.

A China Cosco Shipping Corporation foi lançada no mês passado depois da fusão das antigas rivais China Ocean Shipping Group Company (Cosco) e a China Shipping Group. A antiga Cosco, anterior à fusão, tinha acordo de transporte de longo prazo com a Vale.

O mercado de transporte marítimo passa por dificuldades. O sucateamento de navios em 2016 deve bater recorde, segundo análise da Bloomberg Inteligence. O número de embarcações demolidas em janeiro deste ano aumentou 43% na comparação com 2014, enquanto os pedidos por novos navios foram 2% da capacidade demolida, de acordo com a BI.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.