UFPA lança edital do “Vestibulinho” com mais de mil vagas

0
288

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou nesta quinta-feira (6), o edital para o Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba) 2016, conhecido entre os estudantes como “Vestibulinho”. O concurso oferta 1.038 vagas em162 cursos de graduação distribuídos em 11 cidades paraenses. O prazo de inscrição para a seleção vai de 13 de outubro a 3 de novembro nowww.ceps.ufpa.br ou na página do concurso.

Este ano a taxa de inscrição custa R$ 70,00 e pode ser quitada até o dia 4 de novembro, mas os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem informar seu Número de Identificação Social (NIS) no formulário de inscrição e solicitar a isenção do pagamento. Porém, o pedido deve ser feito das 14h do dia 13 de outubro até às 17h do dia 18 do mesmo mês.

Vagas e prova

O concurso, na verdade, reúne dois processos seletivos. Este anos são 480 vagas destinadas ao Processo Seletivo á Mobilidade Interna (Mobin), o qual permite que alunos da UFPA “troquem” de curso; e 558 vagas para o Processo Seletivo á Mobilidade Externa (Mobex), o qual permite aos universitários de outras instituições se “transferir” para a federal paraense. Pessoas já formadas (no Brasil e no exterior) ou que a vaga na universidade prescrita também podem se inscrever pelo Moba/Mobex.

Os candidatos inscritos farão uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha agendada para o dia 18 de dezembro, das 14h às 17h. O exame será aplicado nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal e Tucuruí.

O número de questões por disciplina varia conforme a área de conhecimento do curso preterido pelos candidatos. A indicação sobre essa divisão está no item 8.5 do edital e o conteúdo programático está disponível aqui. Para disputar vagas os candidatos precisam acertar pelo menos 40% das questões.

Novidades

A partir deste ano a UFPA implementa algumas novidades na seleção. Agora podem se inscrever na disputa por vagas os candidatos que cursaram um ano letivo ou no mínimo 25% e não mais que 75% da carga horária total do curso ao qual está vinculado.

Outra alteração diz respeito aos critérios de desempate. A partir de 2016 diante de empates a UFPA irá observar a maior nota na Prova de Língua Portuguesa, depois a maior nota em disciplinas conforme a área do curso no qual o candidatos está disputando vagas e, por fim, beneficiará o candidato mais velho.

Serviço

Inscrições para o Processo seletivo à Mobilidade Acadêmica da UFPA (Moba 2016)

Prazo: de 13 de outubro a 3 de novembro

Solicitação de isenção da taxa de inscrição de R$ 70,00: De 13 a 18 de outubro.

Informações: (91) 3201.7382 ou www.ceps.ufpa.br.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.