Entre gritos, músicas, abraços, ovos e coloridos diversos foram anunciados na manhã desta quinta-feira, dia 30 de janeiro, o nome dos 3.656 aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2020 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na Reitoria da Universidade. A divulgação contou com a presença de candidatos e familiares, além das emissoras de televisão e rádio, que fizeram a cobertura e a leitura do listão.

O reitor da Uepa, Rubens Cardoso, recebeu a imprensa em uma entrevista coletiva, que ocorreu antes da divulgação do listão do Prosel 2020. Foram anunciados também os nomes dos três primeiros colocados: Manoel Neri Batista Melo (1º), Allana Karine Gatinho Garcia (2º) e Erick Clayton Gonçalves Feio (3º), todos do curso de Medicina, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém.

“A faculdade é outro mundo de possibilidades e depois de toda a preparação que eu tive, pensando no vestibular, fiquei muito surpresa de ter alcançado o segundo lugar, apesar de ter abdicado de muitas coisas da minha vida pessoal esse ano por causa do meu sonho de cursar medicina”, comentou a caloura, Allana Garcia, no meio de familiares e amigos que celebravam, entre lágrimas, a aprovação da candidata.

Após a coletiva de imprensa, os envelopes com as listas dos aprovados nos 132 cursos ofertados em 20 campi da Uepa na capital e no interior do Estado do Pará foram entregues as equipes de rádio e afixadas no local.

A Uepa recebeu, aproximadamente, 83 mil candidatos. Do total de vagas ofertadas, 1.532 vagas foram para a capital e 2.124 vagas para o interior, reforçando, desta forma, a presença de cursos da Uepa em 17 municípios no Estado do Pará.

“A Uepa tem como rotina a rechecagem dos seus dados no Processo Seletivo da instituição, portanto, fizemos três vezes esse processo com o objetivo de garantir a confiabilidade e a integridade do nosso resultado. Sendo assim, este ano tivemos inscrições de todos os 144 municípios do Estado do Pará distribuídos em 66% de alunos da escola pública em um total de, aproximadamente, 99,5% de calouros da comunidade paraense”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, sobre o processo de execução do Prosel 2020 no meio dos problemas que ocorreram, a nível nacional, com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Muitos alunos do Cursinho Alternativo da Uepa, ofertado gratuitamente para alunos da rede pública do Ensino Médio, aguardavam o listão do Prosel 2020 junto aos professores/discentes e foram aprovados. “É meu quarto ano participando e foi uma experiência muito gratificante, pois percebermos que cada vez mais o rendimento dos nossos alunos aumenta e a porcentagem de aprovados só tende a crescer, demonstrando o quão é importante o Cursinho Alternativo da Universidade do Estado do Pará para a comunidade paraense”, ponderou a discente de Geografia da Uepa, professora e membro da direção do cursinho alternativo, Letícia Gomes.

Os aprovados choravam de felicidade, abraçavam amigos e familiares e já planejavam o futuro da nova jornada de vida que se iniciará. “Eu vou ser o melhor professor de história possível para a minha cidade, igual aos professores que tive na minha trajetória”, disse o calouro e ex-aluno do cursinho alternativo da Uepa, Helio Costa.

Um outro calouro aprovado, Gabriel Melo, é filho da funcionária do buffet que, por coincidência, prestava serviço na Uepa, Mercidilene dos Santos. O estudante tentou pela quarta vez seguida o vestibular e, dessa vez, passou na graduação em Tecnologia de Alimentos depois de ter estudado em escola pública em toda sua jornada na Educação Básica. “Sinto que todo esforço que nossa família reuniu para apoiar o Gabriel nesse momento de transição de vida foi recompensado com a entrada dele em uma universidade pública de grande valor para o Pará” comentou.

MATRÍCULA

As matrículas dos aprovados deverá ser feita entre os dias 4 a 7 de fevereiro, presencialmente, no Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) de cada campus específico para o qual o calouro foi selecionado. Eles deverão entregar a seguinte documentação (original e cópias) exigida no Edital 06/2020:

  • Carteira de Identidade
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino)
  • uma foto 3×4 recente e colorida
  • Título de Eleitor acompanhado de comprovante de votação na última eleição
  • Histórico escolar do Ensino Médio
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Comprovante de residência recente que contenha o Código de Endereçamento Postal (CEP)
  • Declaração de ocupação de vaga única e Declaração de Integralização do curso (ambos emitidos pela Uepa).
  • Para o candidato oriundo das escolas da Rede Pública, será admitida a apresentação da declaração de estar concluindo o Ensino Médio. Os calouros que não efetivarem a matrícula no prazo estabelecido perderão o direito à vaga.

Para os alunos que não foram aprovados, é necessário se manter informado no site da instituição para acompanhar a lista de repescagens. “Após o período de matrícula dos calouros, de 4 até 7 de fevereiro, verificaremos a sobra de vagas para, desta forma, chamar pela ordem subsequente dos classificados, portanto, é bom ficar atento e não perder a esperança”, falou a pró-reitora de Graduação, Ana Conceição.