Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Turismo: prefeitura forma primeira turma de condutores de trilhas de Parauapebas

Turismo: prefeitura forma primeira turma de condutores de trilhas de Parauapebas

Parauapebas conta agora com sua primeira turma de Condutores de Trilhas e Caminhadas. O curso realizado em novembro, na Floresta Nacional de Carajás (Flonac), foi uma forma de suprir a necessidade do setor, visto que houve um crescimento no número de turistas na região em 2017. O Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas certificou 22 concluintes, que agora estão aptos para conduzir os visitantes da Flonac.

A empresária Aglaudene Sarmento, representante do trade turístico na solenidade de entrega dos certificados, ressaltou a importância dos cursos de capacitação. “O turismo é uma das indústrias que mais cresce no mundo, pois ela contempla desde o pequeno ao grande empresário. É necessário que a gente se prepare para receber nossos turistas. É exatamente isso que o Detur está proporcionando ao trade”, afirmou Aglaudene.

O tenente-coronel Lelis Pojo, do Corpo de Bombeiros de Parauapebas, falou sobre a contribuição de sua equipe no módulo prático do curso. “Nós fizemos parte dessa turma na instrução de trilhas preparando as pessoas para que elas possam receber nossos turistas da melhor forma possível. Estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento do turismo no município”, disse o coronel.

Os formandos Francisco Ribeiro e Divino Carlos falaram da satisfação em receber o certificado. “É muito gratificante fazer parte dessa primeira turma. Agora estou apto para exercer a função. Já peguei meu certificado, já peguei meu crachá e já estou atuando”, contou Divino. “Fizemos o curso, nos qualificamos, aprendemos muita coisa importante e esperamos contribuir muito para o desenvolvimento turístico da região”, afirmou Francisco.




O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, ressaltou a grandeza do potencial turístico de Parauapebas e falou sobre os projetos do departamento para este ano. “O Detur tem a responsabilidade de qualificar, promover e fomentar os atrativos turísticos do município. O primeiro passo é qualificar nossos profissionais e este ano vamos priorizar o eixo qualificação. Isso inclui a rede hoteleira, bares, restaurantes, taxistas e os demais setores relacionados ao turismo”.

Marcos Alexandre destacou ainda que a certificação é um momento gratificante e adiantou que a segunda formação para o curso de Condutores de Trilhas e caminhadas está programada para o próximo mês de maio. “Esse curso é importante, dá uma segurança para os turistas que nos visitam, pois são pessoas que estão qualificadas e capacitadas. Além disso, são mais profissionais à disposição do turismo, ou seja, a matriz econômica do município começa a prosperar”.

PARCERIAS

O Curso de Condutores de Trilhas e Caminhadas foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), MC Lobato, Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás), Mulheres de Barro, Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PA), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Departamento de Uso Público em áreas protegidas e a empresa Vale.

 




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Partage Shopping celebra 8 anos de operação em Parauapebas

O Partage Shopping Parauapebas comemorou, no dia 18 de maio, 8 anos de operação. Neste aniversário, quem ganha o presente é a população de...

Risco de rompimento de barragem causa tensão a moradores

O risco iminente de rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), tem deixado cada vez mais tensos os...

Prefeitura de Parauapebas se manifesta e diz que durante evento ocorreu fiscalização da vigilância Sanitária

A repercussão das notas do sindicato e da organização do evento se manisfestaram sobre a realização do evento, e conforme pedido do Sindicato dos...

Organização do festival de Food Truck emite nota de esclarecimento e diz que possui todas as licenças

Na tarde desta sábado o Sindicato dos Hotéis e Restaurante de Parauapebas emitiram uma nota de repúdio em relação ao festival de food truck...

Sindicato emite nota de repúdio e diz que festival Food Truck não possuem licença para realização

Após a anunciação de um festival de comidas vendidos por caminhões de alimentos que acontecerá em Parauapebas, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes...

Comentários