De 8 a 10 de julho, acontece na Praça de Eventos e Centro Cultural de Desenvolvimento (CDC), o 20º Festival Folclórico da Amizade, um evento regional que tem como objetivo valorizar a cultura popular paraense-amazônica e integrar os grupos folclóricos da cidade e estados da região norte do País.

Várias atrações culturais prometem movimentar a cidade com Alvorada do Boi Faceiro, Oficinas de Bijuterias regional, Danças folclóricas, Máscaras e Cerâmica, Cortejo cultural com Boi Faceiro de São Caetano de Odivelas, Missa Cabocla, Cine Curta Pará, e apresentação de grupos folclóricos de Parauapebas, Marajó, Ananindeua, Marabá, Cachoeira do Arari, Belém, Soure, Ponta de Pedras, São Miguel do Guamá, São Caetano do Odivelas.

As oficinas e palestras vão contar com a presença de convidados especiais como Monique De Boutteville, doutora em teatro e audiovisual franco-brasileira de teatro em Paris; Josimar Azevedo, doutor em teologia com aprofundamento em antropologia e um dos fundadores da pastoral de cultura do Brasil e coordenador do curso de Produção da PUC. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no CDC, Rua F,  de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Segundo Clodoaldo Souza, coordenador do Festival, e integrante do grupo local Raízes Parauara, a expectativa é reunir público de 10 mil pessoas nos três dias de evento. “Para conseguirmos trazer o Fest Amizade para Parauapebas, foram três anos de planejamento. Nosso objetivo é chamar atenção do município para a importância de manter a memória dos traços de identidade cultural, reavivar, incentivar e divulgar essa cultura, ao mesmo tempo em que desenvolve esforços no sentido de fortalecer iniciativas dessa natureza”.

O 20º Fest Amizade é uma iniciativa do Grupo Raízes Parauara e tem a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), como parceira na realização do evento.

Programação:

Dia 08/07 – Sexta-feira

7h – Recepção dos grupos e convidados com  Raízes/roda de carimbó.

9h30 – Apresentação Kuarupinho

14h às 16h- Oficinas (CDC): Bijuterias regional, Danças folclóricas, Máscaras, Cerâmica

17h – Cortejo cultural com (Boi Faceiro de São Caetano de Odivelas)

18h – Celebração Missa Cabocla, Igreja de São Sebastião, Praça Mahatma Gandhi

19h – Cine Curta Pará, Praça de Eventos

19h- Abertura Solene (Raízes Parauara), na Praça de Eventos. Participação dos grupos: Ciranda Brasil, Terra Fértil, Retumbá, Atração Cultural e Roda de Carimbó.

 *Inscrições para as oficinas no CDC, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

  

Dia 09/07- (SÁBADO)

05h30 – Alvorada Boi Faceiro, Praça Mahatma Gandhi

09h – Seminário “Origem das Danças em uma visão Antropológica e sua relação com a sociedade e Religiosidade”, no CDC

11h30 – Concurso Rei , Rainha  e Miss Gay do Folclore, na Praça de Eventos

18h- Cine Pará, na Praça de Eventos

18h30 – Cortejo Cultural

19h – Apresentações Culturais: grupos Paranativo, Amazônia, Cruzeirinho, Mayrabá, Acauã, Nuaruaques, Mayaná, Sauatá, Raízes Parauara, Na Praça de Eventos

23h30 – Roda de carimbo

Dia 10/07 – (DOMINGO)

05h30  – Alvorada ( Boi Faceiro), Praça Mahatma Gandhi

8h – Ação Cultural na Feira do Rio Verde

18h – Cortejo Cultural, Praça de Eventos

18:30 – Apresentações culturais: grupos Paranativo, Amazônia, Cruzeirinho, Mayrabá, Acauã, Nuaruaques, Mayaná, Sauatá, Raízes Parauara

Contato coordenação 20º Fest Amizade: Jaerli (94) 98126-2373

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here