A apresentação de indicações e requerimentos dos vereadores solicitando melhorias na infraestrutura de Parauapebas predominaram durante a primeira sessão ordinária de 2015, da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (24). Recuperação de vias e intervenções no trânsito foram pedidas.

A revitalização das rotas escolares, operação de limpeza e tapa buracos na Vila Cedere I, foram pedidas por Major da Mactra (PSDB) ao prefeito Valmir Mariano, por meio das indicações Nº001/2015 e Nº002/2015. Segundo o vereador as rotas escolares estão cheias de buracos. “Em alguns pontos as águas das chuvas chegaram a praticamente cortar a estrada, impedindo a passagem dos alunos e colocando em risco a vida e a segurança dos mesmos”, destacou.

Odilon Rocha (SDD) também apresentou duas indicações dirigidas ao prefeito e aos secretários de Obras, Raimundo Queiroga, Urbanismo, André Rosa e ao diretor do Saep, José de Fátima. Na primeira, Nº004/2015, solicitou a construção de um posto de saúde, uma creche, uma escola de ensino fundamental, um posto policial e uma praça pública, além da melhoria no abastecimento de água dos Bairros Tropical I e II.

A indicação atende a reivindicações dos moradores dos bairros citados, que entregaram ao parlamentar um abaixo assinado, com cerca de 1500 assinaturas, pedindo ajuda. De acordo com Odilon, a situação dessa região é bastante complicada, pois é uma localidade com altos índices de violência e totalmente desprovida de infraestrutura com relação a saúde, educação, segurança, lazer e até água potável. “Falta água constantemente e quando chega é lamacenta e fedida, imprópria para o consumo”, relatou Odilon.

Já na segunda indicação de Odilon, Nº005/2015, o parlamentar pediu a recuperação, com respectivo asfaltamento, das ruas do Bairro Jardim América e também a substituição de lâmpadas da iluminação pública. Odilon relatou que pôde constatar, “in loco”, as péssimas condições das vias no bairro. “A maioria está interditada por causa de erosões que impedem o tráfego de veículos”.

José Arenes (PT) também pediu ao prefeito Valmir Mariano e a Raimundo Queiroga que realizem obras de recuperação da camada asfáltica das Ruas 14 e 15, do Bairro dos Minérios, por meio da indicação Nº006/2015. De acordo com o vereador, as avenidas citadas são fundamentais para a fluidez do trânsito no local, mas estão em péssimas condições devido as chuvas, “expondo ao perigo motoristas e pedestres que passam por lá”.

Outra indicação feita por Arenes, Nº007/2015, foi direcionada ao secretário de Urbanismo, André Rosa, tratando da necessidade de restaurar o sistema de iluminação pública do Bairro dos Minérios. “A falta de manutenção da energia pública está provocando grandes transtornos para a população que reside naquela área, transformando o bairro em um dos mais violentos do município, com altos índices de violência e acidentes”, destacou.

Já Josineto Feitosa (SDD), solicitou ao prefeito, por meio da indicação Nº008/2015, a colocação de tubulação da rede de esgoto e serviço de terraplanagem na Rua Claúdio Coutinho, no Bairro da Paz. Segundo o vereador, a rede de esgoto existente no local foi construída pelos próprios moradores. “Eles fizeram uma galeria no centro da passagem para evitar o alagamento das residências naquelas proximidades, se tornando expostas a transmissão de doenças neste período chuvoso”.

Josineto pediu também a implantação de galerias, bueiros, asfaltamento e iluminação pública nas ruas do Complexo Residencial Bela Vista, em especial na Rua Olavo Bilac, no Bairro Caetanópolis. “Com a chegada do inverno os problemas enfrentados pelos moradores destes bairros se agravarão, os buracos espalhados pelas ruas ficarão empoçados e a água da chuva espalhará os lixos e entulhos por toda parte, inclusive para dentro das casas. Isto certamente compromete a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, descreveu Josineto.

Todas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas ao prefeito Valmir Mariano e os secretários citados.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here