O programa Melhor em Casa de Parauapebas, mais conhecido como Serviço de Atenção Domiciliar – SAD recebeu nos dias 11 e 12 de março, a visita técnica do seu coordenador Estadual, José Guilherme de Arruda Moura e da coordenadora Regional, Marcilene Vieira.

Durante este período ocorreram reuniões com a equipe multiprofissional para verificação de insumos e funcionamento do programa, além de visitas domiciliares para verificação do atendimento in loco. Reunião com gestores da secretaria municipal de saúde com a presença do secretário adjunto, Sr. Paulo de Tarso Vilarinhos e reunião com o Ministério Público.

O parecer emitido pelos coordenadores estadual e regional a respeito desta visita técnica apontou que “de maneira geral observamos grandes avanços, em todos os quesitos observados”, informa o relatório.

De acordo com o secretário de saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, a visita técnica veio para reforçar as grandes mudanças na saúde pública do município. “Recebemos um relatório favorável através dos coordenadores, podemos destacar pontos importantes como o funcionamento do SAD com cobertura 12 horas dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Adotamos o regime de plantão noturno, estendendo assim a cobertura para 24 horas/dia aos pacientes atendidos pelo Programa. Foram adquiridos celulares institucionais que facilitam o acesso de usuários à equipe e vários outros pontos importantes, atendendo a orientações do nosso prefeito Darci Lermen em trazer humanização a todos os setores da saúde de Parauapebas”, finaliza o gestor da pasta da saúde.

Secretário de saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras

O diretor da média e alta complexidade ambulatorial, enfermeiro Ronaldo Ribeiro, explica que o Programa Melhor em Casa foi implantado em 2016 e proporciona aos pacientes todos os serviços oferecidos no hospital, com a vantagem do conforto de estar em casa. “Trabalhamos muito para ofertar um atendimento com qualidade aos nossos usuários. Hoje, o programa conta com atendimento 24 horas e é feito por duas equipes. O SAD é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família. Evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções”, conclui o diretor.

O SAD de Parauapebas fica localizado na Rua 24 de Março, S/N – UBS – Bairro Rio Verde – 3 º andar e possui uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, assistente social e psicólogo e sua assistência é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos, tendo em vista a ampliação de autonomia do usuário, família e cuidador. Este programa possui uma média de 5.000, atendimentos mensais, dentre os quais se destacam cerca de 1.000 trocas de curativos.