Série turismo: Rota City Tour apresenta a história e as belezas de Parauapebas

232

Mês de julho lembra férias, que combina com diversão! Além das Rotas Carajásdas Águas e do Búfalo, Parauapebas também possui outros atrativos. Uma viagem sem sair da cidade: é isso que a Rota City Tour proporciona. Um passeio pelos principais atrativos públicos, como é o caso da prefeitura, onde funciona boa parte das secretarias que contribuem para a gestão do município.

Em frente ao prédio da administração municipal tem a Praça das Bandeiras, de onde é possível ter uma bela vista de parte da zona urbana. O objetivo dessa rota é contar um pouco sobre a cidade que possui muita riqueza também em sua história. A Feira do Produtor é um dos pontos de parada da Rota, lugar ideal para comprar as verduras e legumes para aquele almoço em família.

Na feira também se encontram frutas deliciosas para fazer aquele piquenique romântico, com as crianças, família ou amigos. É só pegar a toalha xadrez, a cestinha com os alimentos e ir até o Lago da Nova Carajás, que também faz parte do roteiro de visitação. Quem já presenciou o pôr do sol ali, há de concordar que é encantador. Ah, tem também a Feira do Lago, aos sábados, onde é possível conhecer parte da cultura local por meio da gastronomia e arte em geral.

E não para por aí! O Lago da Nova Carajás também é um dos locais procurados para quem procura manter a saúde em dias. Um lugar agradável para fazer caminhada, andar de bike e realizar treinos diversos. Mais do que uma via de tráfego, a PA-275, também é um local onde é possível agregar lazer e cuidados com a saúde. Nesta época do ano, já é possível observar o início da florada dos ipês, que transforma o lugar em um verdadeiro cartão postal do município. Cenário ideal para fazer registros fotográficos e em vídeo.

Durante o ano todo, os munícipes também escolhem o local para fazer piqueniques e atividades esportivas ao ar livre: caminhada, corrida, ciclismo, patinação e skatismo são algumas delas. O trajeto conta com academias, quadras de esportes e parquinho ao ar livre. Os troncos das árvores ao lado da PA, servem de suporte para esticar a fita e a rede para a prática de slackline e vôlei.

A prefeitura também implantou o projeto Rua de Lazer, na PA-275. Desde o dia 2 de junho, a via é interditada exclusivamente aos domingos, de 7h às 22h, no trecho entre as ruas 03 e 10, no bairro Cidade-Nova, para que a população possa andar de skate, patins, bicicletas, passear com animais de estimação e realizar outras atividades de lazer.

Outro ponto interessante da rota City Tour é o Centro Mulheres de Barro, onde os munícipes e turistas têm a oportunidade de ouvir a história e adquirir peças decorativas e utilitárias, baseadas em achados arqueológicos da região de Carajás. Alí o visitante conhece desde o showroom, ao preparo da argila e a fabricação das peças, até o momento de irem ao forno.

Nesta rota há também a possibilidade de visita ao City Park Tênis Clube ou ao Núcleo Urbano de Carajás, onde fica localizado o Doce Norte Esporte Clube. Nesses dois últimos atrativos a distância do centro da cidade é de 8 e 25 km respectivamente.

Texto: Dácio Souza e Rayssa Pajeú

Fotos: Lucas Dias/Piedade Ferreira/Felipe Borges/Bruno Cecim/Irisvelton Silva

Comentários