Semurb promove curso de capacitação sobre sistema de iluminação pública

0
357

Ministrado pelo Engenheiro Eletricista e professor do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Luiz Rapini Neto, a capacitação aconteceu durante três dias, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, e abordou temas como Ativos do sistema de iluminação pública; Operação, manutenção e custeio; Eficiência energética, expansão e gestão.

Cerca de 25 servidores públicos municipais participaram do curso de Gestão do Sistema de Iluminação Pública, oferecido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb). Para o coordenador do Departamento de Iluminação Pública da Semurb, Jardel dos Santos, a capacitação ofereceu aos profissionais que compõem o quadro do departamento, conhecimentos básicos sobre projetos de iluminação, além de conteúdo do dia a dia operacional.

“Foram três dias de aprendizado, um curso de excelente qualidade que permitiu que os profissionais permanecessem atualizados sobre a normativa que transfere a responsabilidade da iluminação pública para os municípios”, disse Jardel.

Para Clayton da Silva, que trabalha no Setor de Contratos e Licitações da Semurb, o curso chegou em boa hora e agora o município vai contar com profissionais mais capacitados que terão a oportunidade de melhorar o modelo atual aplicado à iluminação pública para outro com maior qualidade técnica. “Tínhamos essa deficiência e necessidade desses conhecimentos.  Uma oportunidade valiosa, o conhecimento. Aqui podemos aprender como operar o sistema geral”, declara.

“Temos um grande número de novos servidores concursados no setor de iluminação pública. Com essa iniciativa, eles vão adquirir mais conhecimentos na área”, avalia o secretário municipal de Serviços Urbanos, Augusto Marques, referindo-se aos profissionais que entraram para o quadro de eletricistas, por meio do recente concurso público promovido pela Prefeitura.

Além da Semurb, participaram do curso representantes da Semob, Sefaz e Seplan; secretarias diretamente envolvidas nos processos de construção, arrecadação e manutenção da iluminação pública.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.