Segundo pesquisa, Parauapebas é o 41° município mais violento do Brasil

998

A crise na segurança pública tem se agravado com o passar dos anos e, conforme  o Mapa de Violência de 2017, divulgado nesta segunda-feira (5), onde aponta os municípios mais violentos do Brasil.

Tendo no topo da lista o município de Altamira-Pa, já os municípios de Marabá-Pa e Parauapebas-Pa também estão entre os 50 municípios mais mortais do estado. O norte e nordeste se destacam na pesquisam pois dentre os 30 primeiros, 22 municípios estão nesta região.

O Pará, no entanto é o líder na Amazônia, com quatro municípios na lista dos 30 mais violentos, seguido pelo Maranhão, com dois. Os demais Estados amazônicos não aparecem nesta lista. Já na lista dos 30 municípios mais pacíficos, apenas Cametá, também no Pará, representa a Região Norte.

No estudo, os pesquisadores afirmam que a violência cresce à medida que “as transformações urbanas e sociais acontecem rapidamente e sem as devidas políticas públicas preventivas e de controle, não apenas no campo da segurança pública, mas também do ordenamento urbano e prevenção social”. “Ou seja, a qualidade da política pública é um dos elementos cruciais que podem conduzir à diminuição das dinâmicas criminais.”

Parauapebas aparece na lista em 41° lugar, já o município de Marabá é o 11° dentre os município mais mortais do Brasil.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here