Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Destaques Segnorte: Dicas de segurança

Segnorte: Dicas de segurança

7 Passos para uma CIPA de sucesso

1 – O SESMT precisa acreditar na CIPA

Quando se fala em CIPA acredito que a grande questão e o próprio profissional de segurança acreditar. Precisamos ver a CIPA como uma ferramenta importante de prevenção e não como um fardo pesado a ser carregado.

2 – Envolver pessoas na gestão de SST

No momento em que trabalhamos e temos o objetivo comum de melhorar continuamente o ambiente de trabalho, e proporcionar uma qualidade de vida para os nossos colegas, quanto mais pessoas incluídas nessa gestão melhor.

Não podemos pensar que o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Engenheiro, Técnico de Segurança do Trabalho ou qualquer outro profissional irá fazer o trabalho sozinho. Precisamos a cada dia mais estabelecer parcerias para facilitar o nosso trabalho.

Acredito que fortalecendo as parcerias trazendo pessoas para participar o resultado vem naturalmente.

3 – investir na qualidade da capacitação do Cipeiro

Toda empresa que pretende ter uma CIPA atuante precisa pensar primeiramente na formação de seus Cipeiros e proporcionar um bom treinamento, uma boa capacitação para sua CIPA vai contribuir para que a mesma possa desempenhar seu papel de forma mais eficiente.

O treinamento de 20 horas é obrigatório para a comissão, ressaltamos que as particularidades de cada empresa deve sempre ser considerada e todas elas devem ser abordadas durante o treinamento.

4 – Definir objetivos para a CIPA

É importante trazer o gestor para participar! Nós precisamos mudar a imagem da CIPA. E precisamos que a CIPA trabalhe e dê resultado para adquirir credibilidade.

Os objetivos da CIPA devem estar alinhados com os objetivos da empresa, por isso torna-se indispensável a participação e envolvimentos dos gestores.

A questão da credibilidade é fundamental, até mesmo para convencer aqueles trabalhadores que irão fazer parte das próximas gestões da CIPA.




5 – SESMT deve Estimular a CIPA continuamente

Temos que buscar práticas inovadoras, desafiadoras, desafiar comissão porque se não estivermos colocando lenha na fogueira a chama vai baixar! Somos (SESMT) as pessoas que alimentam, e isso tem que ser feito continuamente. E esse é nosso desafio para com a CIPA enquanto profissionais da área de segurança.

6 – Inovar constantemente

Se você quer ter uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) eficiente você tem que se dar ao trabalho de buscar trabalho! Se ficarmos sentado atrás de uma mesa esperando acontecer, simplesmente não vai acontecer! Nós temos que buscar estabelecer desafios, pesquisar formas de fazer acontecer e adaptar para nosso ambiente de trabalho. Tudo isso dá trabalho. Trabalhar dá trabalho!

7 Divulgar as vitorias e ações da CIPA

Apresentar resultados publicamente também é uma forma de trazer o pessoal para o nosso lado e já lançar o desafio para o próximo ano.

Quando se mostra bons números de redução de acidentes, afastamento. São pessoas da equipe deles (empregados) que estão trabalhando e deixaram de ser acidentar, pessoas que poderiam estar em casa acidentadas e estão lá, produzindo. Isso que temos que mostrar também.

Quer ajuda para implantar a CIPA na sua empresa?

Entre em contato agora mesmo!

94 – 99662-2747 / 94 – 98139-7798  
WhatsApp – 94991117279
 
central.segnorte@gmail.com

https://www.facebook.com/segnorte

http://www.segnorte.org/




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Polícia Federal indicia Lula e filho por lavagem de dinheiro e tráfico de influência

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho dele, Luís Cláudio, por suposto crimes de lavagem de...

Prefeito de Tracuateua é afastado do cargo

Prefeito de Tracuateua, Tamariz Cavalcante, é afastado do cargo e seu vice Zezinho Costa assume o Executivo. Juntamente com o prefeito também foram afastadas...

Por ‘ciúmes’ do marido, mãe mata a filha recém-nascida degolada

Uma mulher de 21 anos, da cidade de Rivne, na Ucrânia, está sendo acusada de degolar a própria filha recém-nascida após ter uma crise...

Câmara de vereadores de Parauapebas cria CPI para investigar a CELPA

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada na Câmara Municipal de Parauapebas com a finalidade de investigar os preços na cobrança dos tributos praticados nas contas de...

Vale reúne com comunidades de Parauapebas para esclarecer sobre barragens

A Vale está dando sequência as reuniões e visitas nas comunidades próximas às suas operações no Pará para falar sobre estabilidade de suas barragens...

Comentários